Em viagem pelo interior do Estado, Gabriel Souza destaca a resiliência do Rio Grande do Sul um ano após as enchentes
Vice-governador participou de eventos em Soledade, Torres e Estância Velha e falou sobre a recuperação econômica do Estado
Publicação:

O feriado do dia 1º de maio foi de visitas pelo interior e Litoral Norte para o vice-governador Gabriel Souza. O primeiro compromisso foi na abertura oficial da Exposol, em Soledade. Gabriel ainda passou pelo Festival de Balonismo de Torres e em Estância Velha, onde participou do 42º Festival de Kerb. Durante os compromissos, Gabriel destacou o Plano Rio Grande na reconstrução do Estado que, há um ano, sofria com as enchentes e hoje celebra diversos eventos em diferentes cidades gaúchas. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e de Turismo, Ronaldo Santini, cumpriram parte da agenda com o vice-governador.
A Exposol, feira internacional de joias e pedras preciosas, está na 23ª edição e é voltada para o público empresarial. Ametistas, citrinos, ágatas, calcitas e minerais de Soledade e de outras regiões brasileiras são expostos por 75 empresas. O governo investiu R$ 205 mil na feira, incluindo o fomento à agricultura familiar. Gabriel ressaltou a importância de eventos em diversas cidades do Estado, especialmente em maio, um ano após as enchentes.
“Feiras como essa que ocorrem em Soledade e outros tantos municípios mostram a força do nosso Estado para nos reinventarmos. Com o Plano Rio Grande, estamos nos fortalecendo cada vez mais, nos preparando para o futuro. A Exposol é muito importante nesse sentido, porque traz visibilidade internacional para o Rio Grande do Sul e mostra nossa potência econômica num nicho de mercado bem especifico”, avaliou Gabriel.

Durante a tarde, o vice-governador visitou a 35ª edição do Festival Internacional de Balonismo que, assim como a Exposol, ocorre de 1º a 4 de maio. Além da competição de balões esportivos com provas e apresentações, o Festival ainda conta com atrações como a feira de agricultura familiar, feira comercial e de artesanato, praça de alimentação, parque de diversões, shows e apresentações de paraquedismo.
“O Festival de Balonismo também é um evento marcante no início de maio, mês em que, há um ano, estávamos vivendo a maior tragédia climática do nosso Estado. Hoje, aqui em Torres, temos um céu limpo e muita gente disposta a fazer daqui uma atração turística fora da temporada de verão. Esse evento é uma ótima oportunidade para dar visibilidade à produção local de artesanato e agricultura familiar, além, é claro, do espetáculo que é ver a apresentação de balões”, afirmou.
Gabriel Souza encerrou o roteiro do feriado no 42º Festival de Kerb de Estância Velha, que ocorre até o dia 11 de maio na cidade. O evento, que conta com gastronomia e danças típicas alemãs, celebra a cultura e tradição germânica no Estado. Até sábado (3/5), Gabriel cumprirá agenda em Santiago, Três de Maio e Frederico Westphalen.
Texto: Dayanne Rodrigues/Ascom GVG
Edição: Secom