Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa inaugura nova sede
Publicação:
A nova sede administrativa do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi inaugurada pela Polícia Civil na tarde de segunda-feira (16/1), junto à Cidade da Polícia Civil, na zona leste de Porto Alegre. Em funcionamento no complexo desde o início do mês, ela ocupa os espaços referentes aos prédios 2, 4 e 11. Também estão no local, desde o fim do ano passado, a 2ª, 5ª e 6ª Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa e a Delegacia de Polícia de Investigação de Pessoas Desaparecidas (DPID).
Com a mudança, cerca de 70 servidores, entre agentes e delegados de Polícia, passam a integrar o grupo de policiais civis que atuam no complexo desde a sua inauguração, em março do ano passado. Na época, já estavam em funcionamento na Cidade da Polícia Civil a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e a Volante do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).
Essa será a segunda casa do departamento que desde a sua criação, em 2013, esteve abrigado no Palácio da Polícia. O chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes, lembra que a mudança de endereço faz parte de uma diretriz traçada no passado e que tinha como objetivo concentrar em um mesmo espaço "todos os órgãos relacionados à repressão de crimes violentos letais intencionais".
Para a diretora do DHPP, delegada Vanessa Pitrez, a mudança representa “um fortalecimento operacional e mais facilidade de mobilização de efetivo para ações de pronta resposta”. Além disso, facilita a integração entre as delegacias e a fluidez na troca e compartilhamento de informações. “Essa é uma dinâmica que auxilia nas investigações de homicídios, especialmente os ocorridos na capital.”
Divisões
As quatro divisões estratégicas que integram a área administrativa do DHPP também passam a operar da Cidade da Polícia Civil: Divisão de Homicídios da Capital (DHC), Divisão de Homicídios Metropolitana (DHM), Divisão de Assessoramento Especial (DAE) e Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal (Dipac).
Demais delegacias
As 1ª, 3ª e 4ª Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa e o Plantão do DHPP, que completam a estrutura do departamento, também devem se mudar para o complexo tão logo os espaços onde serão instaladas tenham seus reparos finalizados. Enquanto isso, a 1ª DPHPP permanece em funcionamento na rua Barão do Amazonas, 2.625, no bairro Partenon; a 3ª DPHPP, na rua Vitor Valpírio, 101, no bairro Anchieta; e a 4ª DPHPP, na avenida Pereira Passos, 9, na Vila Assunção. O Plantão do DHPP funciona no Palácio da Polícia.
Texto: Ascom PC
Edição: Secom