Descarte de Lâmpadas fluorescentes é tema de palestra e livro
Publicação:
Será nesta quarta-feira (20), a partir das 16h, a mesa-redonda Uso e Reuso de Produtos Descartáveis, com a participação da arquiteta Ingrid Utz Melere, da Coordenadoria de Sustentabilidade do grupo CEEE. Durante o evento, será lançado o livro A Questão das Lâmpadas Fluorescentes no Rio Grande do Sul. A publicação, patrocinada pela companhia, é realizada em parceria com o Banco de Resíduos da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, os Conselhos Temáticos da Fiergs/Ciergs - Coinfra, Codema e Citec.
A palestra de Ingrid apresentará a experiência do Grupo CEEE no uso de lâmpadas fluorescentes nos projetos da Companhia e o descarte correto dessas lâmpadas. A Mesa Redonda será realizada no Centro de Eventos da FIERGS - Espaço Compet, na Av. Assis Brasil, 8787.
Sobre o livro:
O livro propõe-se a expor as informações básicas sobre a contaminação ambiental passível de ser causada pelo descarte indiscriminado de lâmpadas de mercúrio no meio ambiente, bem como apresenta alternativas ao gerenciamento do descarte destas lâmpadas pós-consumo, analisando os aspectos ambientais, econômicos e sociais envolvidos.
A lâmpada fluorescente, inventada em 1938, cujo nome técnico é lâmpada de mercúrio de baixa pressão, é responsável por 70% da luz artificial hoje presente no mundo. Elas têm eficiência luminosa de 3 a 6 vezes superior às outras lâmpadas e possuem vida útil de 4 a 15 vezes mais longa. No entanto, tem alto potencial poluidor e necessitam de políticas eficientes de gerenciamento de resíduos.
Existem pelo menos 12 elementos nas lâmpadas que podem causar impactos negativos ao meio ambiente, porém, o grande vilão é o mercúrio, substância que em condições normais transforma-se rapidamente em gás. Cerca de 99% dos elementos das lâmpadas são materiais facilmente recicláveis: o mercúrio pode ser reutilizado na fabricação de novas lâmpadas e termômetros, entre outros; o vidro pode ser utilizado na fabricação de contêiner além de poder ser misturado ao asfalto; e o alumínio, que tem múltiplas reutilizações.