Detentas participam de oficina de aproveitamento de alimentos em Alegrete
Publicação:
Com o objetivo de gerar economia e diversificação na alimentação, detentas do regime fechado do Presídio Estadual de Alegrete participaram, na última semana, de oficina de aproveitamento de arroz. A capacitação foi ministrada na sede do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, pela extensionista social Daniele Gomes.
Foram abordadas questões ligadas à higiene de quem prepara as refeições e também os cuidados durante a manipulação dos próprios alimentos. Foram elaborados, durante a oficina, pratos utilizando o arroz como ingrediente principal, como nhoque, pizza, bolinho assado, branquinho e flan.
O projeto, uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e o Presídio Estadual de Alegrete, prevê encontros mensais nas áreas de segurança alimentar e artesanato. Daniele explica que a solicitação da parceria foi realizada pela assistente social Giselda Soares de Soares e pelo diretor do presídio, Luis Fernando Chaves Aranda, que já conheciam o trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar na área social.
Podem participar das atividades todas as apenadas do regime fechado, já que as que estão em semiaberto trabalham durante o dia. A extensionista afirma que além de proporcionar uma atividade diferente para as detentas, as capacitações promovem a socialização e a melhor reinserção das mulheres na sociedade após o cumprimento das penas. São as detentas que preparam a alimentação para a ala feminina do presídio e, também, para os agentes penitenciários.
Texto: Franceli Couto
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305