Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran esclarece dúvidas para as empresas de desmanches da Serra

Publicação:

O Detran/RS reuniu, nesta quinta-feira (22), no Centro Administrativo da Prefeitura de Caxias do Sul, empresas de desmanches da região que se cadastraram para atuar como Centros de Desmanches e Reciclagem de Veículos (CDVs). Juntamente com a Brigada Militar, Polícia Civil, Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público e Famurs apresentou os requisitos e exigências para o credenciamento, o projeto de atividades dos desmanches, e esclareceu dúvidas.

Cada uma dessas instituições tem papel fundamental na aplicação da Lei dos Desmanches, desde o Detran/RS gerenciando o processo, até a Procuradoria-Geral do Estado, com a validação das normativas legais para a criação da nova atividade, passando pelo alvará concedido pelas prefeituras, pela fiscalização da Brigada Militar e da Polícia Civil, e finalmente, na ponta do processo, o Ministério Público, que responsabilizará penalmente os desmanches ilegais.

O presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, lembrou que a Lei dos Desmanches existe desde 2007 e só agora está saindo do papel. E isso só foi possível buscando essas parcerias institucionais, constituindo essa verdadeira força-tarefa que vai colocar em prática o controle dessa atividade.

Esse controle do Estado, na opinião do Major Marcelo Dorneles, que representa a Brigada Militar em 66 municípios da Região, beneficiará também os empresários que atuam no setor. É importante essa credibilidade junto à comunidade, que os proprietários de desmanches façam seu serviço com respeito e dignidade e deixem de ser vistos com desconfiança.

Ives Trindade, Delegado de Polícia da Delegacia de Furtos e Roubos de Caxias, diz que, além disso, a medida é oportuna: Até dois anos atrás, a maior parte dos furtos de veículos tinham como objetivo a extorsão. Mas com os novos sistemas de alarmes e GPS, isso mudou, e a maioria dos veículos roubados hoje é destinada aos desmanches.

O encontro regionalizado já aconteceu em Porto Alegre e em Novo Hamburgo. Neste terceiro, estiveram presentes mais de 60 empresas de 16 municípios: Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Encantado, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Lajeado, Nova Bassano, Nova Prata, São Marcos, Teutônia e Vacaria. Estão programados encontros, ainda, em Santa Maria, no dia 27, Passo Fundo, Santo Ângelo e Pelotas, nos dias 03, 04 e 09 de abril, respectivamente.

O cadastramento das empresas interessadas em atuar como CDVs junto ao Detran/RS teve início em março de 2011. A segunda etapa, de credenciamento, para as 403 empresas cadastradas, segue até o dia 29 de abril.

Texto: Eunice Gruman
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul