Detran leiloa 1,7 mil veículos em junho
Publicação:
O Detran vai leiloar na próxima terça-feira (8) 300 carros, motos e sucatas apreendidos e que não foram resgatados pelos donos em Novo Hamburgo. A maioria desistiu de retirar o carro ou a moto, porque teriam que pagar mais do que valem os veículos. Motos apreendidas há dez ou 15 anos e nunca procuradas pelos donos ficaram velhas, enferrujadas ou cheias de mato. Algumas estão guardadas desde que as placas ainda eram amarelas. Estão previstos mais quatro leilões nas próximas semanas nas cidades de: Nova Hartz, Estância Velha, Portão, Pântano Grande e Santa Maria, onde mais 413 carros, motos e sucatas irão a leilão. Outros 266 já foram leiloados nos dias 1º e 2 deste mês.
O leilão começa às 9h e ocorrerá no Centro Automotivo Mauá, que fica na rua Jaboti, nº 529, bairro São Jorge, em Novo Hamburgo. Para participar, os interessados precisam apenas comparecer ao local. O Rio Grande do Sul possui, atualmente, 60 mil veículos nos 184 depósitos localizados em 163 municípios do Estado. Mais de 40 mil estão removidos por restrições administrativas, 5 mil por acidentes com lesão e 13 mil por outros crimes.
Diariamente, cerca de 400 veículos entram nos depósitos do Detran no Rio Grande do Sul. São mais de 140 mil veículos ao ano, sendo que 94 mil (65%) são removidos por medidas administrativas, ou seja, infrações como estacionamento em local proibido, veículos com características alteradas, condutor sem documentação obrigatória e similar. O valor de arrematação dos leilões em 2009 foi R$ 10,8 milhões.
Só em Porto Alegre, mais de 2 mil veículos estão sob a guarda do Estado nos quatro Centros de Remoção e Depósito e no pátio do Detran no bairro Navegantes, metade por restrições administrativas e metade aguardando perícia da polícia ou à disposição do Judiciário. Muitos desses veículos, pelo tempo que permanecem em depósito, transformam-se em sucatas ou materiais inservíveis.
Um veículo é levado para o pátio do Detran por vários motivos: multas, adulteração de placas, IPVA e licenciamento atrasados ou porque foi encontrado pela polícia depois de roubado. Como o processo é demorado, o número de vagas liberadas nos pátios do Detran é menor do que a quantidade de apreensões. Por isso o Governo do Estado está ampliando o numero de leilões, afirmou Ademir Dellabeta, proprietário do Centro de Remoção e Depósito de Novo Hamburgo (CRD) .
A limpeza dos depósitos leva em conta os aspectos de ordem ambiental, saúde pública, segurança e prejuízos ao erário público e considera também o alto custo da guarda desses bens. O sistema de remoção e depósito deu um prejuízo de R$ 6 milhões para o Estado em 2009. A Comissão de Leilões do Detran explica que, se o valor do arremate não cobrir os débitospendentes (IPVA, multas, remoção e depósito) o nome do proprietário será incluído na lista de devedores da dívida ativa do Estado.
Texto de Guga Stefanello