Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS assina convênio com Fundação Thiago Gonzaga para ações de educação

Publicação:

Detran/RS e Fundação Thiago Gonzaga assinam, nesta quarta-feira (21), convênio para execução de projetos do Programa Vida Urgente no Palco. A cerimônia será às 13h30 na sede da Autarquia (Av. Voluntários da Pátria, 1358), na Capital. Com a parceria, o Detran/RS soma forças com a instituição que é referência na área de educação para o trânsito direcionada aos jovens, um dos públicos mais vulneráveis aos acidentes de trânsito.

O convênio prevê 50 apresentações da peça Exército de Sonhos, cem apresentações do espetáculo Últimos dias de Super-Herói e 80 do Jogo da Vida - Ensinando a gente aprende. As apresentações serão realizadas ao longo do ano em Porto Alegre, Região Metropolitana e municípios do interior.

Esta é uma reedição do projeto que, em 2012, levou os espetáculos Exército de Sonhos e Últimos Dias de Super-Herói a 55 municípios para um público estimado de 32,3 mil pessoas.

Saiba mais sobre os espetáculos:

Exército de Sonhos
Primeiro espetáculo do Vida Urgente no Palco, Exército de Sonhos é um forte atrativo para os jovens e repercute de forma comovente na plateia. Inspirado em fatos reais, tem como objetivo provocar a reflexão, estimulando o comportamento seguro no trânsito. A peça conta a história de quatro jovens amigos em situações cotidianas: seus sonhos, sua irreverência diante da vida e dos perigos que ela possa apresentar.

Últimos Dias de Super-Herói
O espetáculo tem como objetivo desmistificar a cultura do herói e levar os adolescentes e jovens a refletirem sobre seu papel no trânsito enquanto pedestres, ciclistas, skatistas, usuários de transporte coletivo e futuros motoristas. Através da história de quatro amigos adolescentes, ressalta a ideia de que todos nós fazemos parte do trânsito, mesmo quando não estamos conduzindo automóveis. Para atingir esta geração conectada ao mundo virtual, o espetáculo utiliza uma linguagem multimídia, misturando teatro, cinema e música e aproveitando o cenário de forma dinâmica.

Jogo da Vida - Ensinando a gente aprende
O espetáculo conta a história de uma turma de amigos que decide organizar um jogo de perguntas e respostas para alertar sobre os perigos e responsabilidades de pedestres e motoristas no trânsito. De forma interativa, os atores constroem a peça junto com a plateia numa divertida disputa entre meninos e meninas para incentivar os estudantes a valorizar e preservar a vida. Os espectadores são estimulados a participar de situações vivenciadas no trânsito e reproduzidas no espetáculo de acordo com a realidade que envolve sua faixa etária (pedestres, passageiros, ciclistas, skatistas etc.).

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul