Dia da Balada Segura prepara Pelotas para receber operação no município
Publicação:
Sensibilizar a comunidade pelotense para a importância da Operação Balada Segura, que chega ao município no dia 11 de julho. Com esse objetivo, o Detran/RS promove, na próxima terça-feira (02), o Dia da Balada Segura, em Pelotas.
Em reuniões sucessivas durante todo o dia com representantes do comércio e da área de ensino, lideranças comunitárias e imprensa, serão apresentados o projeto, seus objetivos e os resultados já conquistados. Os encontros, que acontecem no Auditório da Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana (Rua Conde de Porto Alegre, 326A, esquina com a Rua Almirante Barroso), também buscam envolver esses grupos na missão de reduzir acidentes e mortes no trânsito. À noite, será realizada uma blitz educativa da Balada Segura.
Pela manhã, haverá reuniões com jornalistas, radialistas e formadores de opinião, que receberão informações sobre o problema da alcoolemia no Brasil e no mundo, a importância da Operação, além de sugestões de pautas e subsídios para matérias sobre o tema. Em seguida, a sensibilização será para as lideranças comunitárias da região, como clube de mães, Rotary, Lions, ONGs, sindicatos, clubes da terceira idade, igrejas, grêmios estudantis, diretórios acadêmicos.
Na parte da tarde, reúnem-se representantes do setor do comércio. Taxistas, empresas de transporte coletivo, Câmara dos Dirigentes Lojistas, bares e restaurantes poderão conhecer o projeto e sua importância antes da implantação, e criar estratégias para seus negócios em sintonia com a operação. O município poderá se preparar para oferecer transporte coletivo em horários alternativos, bares e restaurantes fazerem parcerias com empresas de taxi para oferecer desconto aos clientes, entre outras iniciativas já desenvolvidas em outros locais onde a fiscalização da embriaguez ao volante foi reforçada.
Por fim, o Detran/RS reunirá representantes da área de ensino: Universidades, Centros de Formação de Condutores, Conselhos Regionais de Educação, Secretaria Municipal de Educação, diretores de escolas, coordenador de educação para o trânsito do município, Sest/Senat. Essas instituições serão convidadas a participar do Curso de Multiplicadores em Educação para o Trânsito, na modalidade EAD e poderão concorrer ao Prêmio Balada Segura: Em defesa da vida, que será lançado em setembro e premiará os melhores projetos voltados à segurança no trânsito.
Na manhã da quarta-feira (03), as equipes de fiscalização da Prefeitura e os brigadianos que atuarão na Balada Segura passarão por uma capacitação. Também será apresentado ao órgão de trânsito municipal o Manual de Identidade Visual da Balada Segura.
Esta é a primeira edição do Dia da Balada Segura no Estado. Na programação, estão outras cidades que receberão a operação e cidades que já implantaram a Balada Segura, mas ainda não envolveram as respectivas comunidades. A próxima cidade a receber o Dia da Balada Segura será Rio Grande.
Sobre a Operação Balada Segura
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. São blitze de fiscalização e educação que combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados.
O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes. A Operação que se iniciou como projeto piloto em Porto Alegre, em 04 de fevereiro, já acontece em nove municípios. A meta é que até o final do ano, mais 12 municípios adotem a operação.
Texto: Mariana Goldmeier Tochetto
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305