Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia de Campo em Júlio de Castilhos destaca cultura da soja e projetos de pesquisa

Publicação:

Agricultura soja
Cruzamento de soja - Foto: Solange Brum/Fepagro

A Fepagro Sementes, em Júlio de Castilhos, promove no dia 18 deste mês a edição anual do Dia de Campo da safra verão. Alunos e professores de instituições de ensino, pesquisa e extensão da região Central do Estado, produtores rurais e técnicos da área agrícola vão conhecer os projetos e resultados de estudos desenvolvidos no Centro, que fica no bairro Cerrito. As inscrições são gratuitas e ocorrem a partir das 13h30, e a visita às unidades demonstrativas inicia às 14h. São esperadas cerca de 200 pessoas.   

A diretora da Fepagro Sementes, Liege da Costa, relata que o evento ocorre desde 1942. Este ano, serão apresentados resultados preliminares de pesquisa de quatro projetos: 

 Programa de melhoramento de soja RR: Ensaios de VCUs 2014/ 2015 (apresentação: Dra. Liege da Costa - Fepagro Sementes)  

Na Fepagro Sementes, os estudos experimentais com a cultura da soja iniciaram em 1946. Os trabalhos com o melhoramento da soja são conduzidos anualmente, com hibridações, condução de linhagens, avaliações preliminares de produtividade e características agronômicas de interesse, ensaios para determinação do Valor de Cultivo e Uso das linhagens avançadas em melhoramento (VCUs), além de ensaios em rede e unidades demonstrativas de avaliação de linhagens e cultivares recomendadas.  

Segundo Liege, por tratar-se de instituição pública, a Fundação tem papel fundamental na interação com outras instituições de pesquisa e ensino, promovendo ações de inovação e fomento à pesquisa, atuando estrategicamente no papel de produzir conhecimentos e induzir sistemas produtivos locais e regionais que gerem renda, preservem o ambiente e promovam o desenvolvimento humano. No Dia de Campo, unidades demonstrativas das cultivares de soja recomendadas para a macrorregião sojícola I (RS, SC e PR) e linhagens avançadas em melhoramento poderão ser observadas a campo. 

Projeto Mais Água: Subprojeto GRÃOS PD - Melhoria da qualidade do solo e da água por sistemas de produção de grãos sob plantio direto (apresentação: Dra. Madalena Boeni - Fepagro Sementes); Subprojeto MONITORA - Monitoramento das perdas de água e solo (apresentação: Dr. Jean Minella - UFSM) 

Projeto estruturante Mais Água – Sistemas Agrícolas Produtivos Visando ao Aumento da Disponibilidade e Melhoria da Qualidade da Água. Composto por seis subprojetos, sendo o subprojeto Grãos PD sediado na Fepagro Sementes, sob a coordenação da pesquisadora Madalena Boeni. "O projeto já conta com a instalação, no campo experimental, de 36 unidades de validação que irão auxiliar na capacitação de técnicos e agricultores pela difusão dos conhecimentos gerados, além de avaliar impactos de sistemas de culturas, sob sistema plantio direto, sobre a qualidade do solo, através de parâmetros biológicos, físicos e químicos", explica Liege.  

Outros objetivos do projeto: avaliar a produção de grãos e os impactos na qualidade ambiental (água, ar e solo) de sistemas de culturas estabelecidos sob sistema plantio direto, com e sem irrigação; determinar a intensidade do escoamento superficial e a qualidade desta água quanto a resíduos e pesticidas, metais pesados e sedimentos; avaliar o potencial de sequestro de carbono e de mitigação da emissão de gases de efeito estufa por sistemas conservacionistas de manejo de solo.   

Projetos de pesquisa na área agrícola: Instituto Federal Farroupilha (apresentação: Dr. Cleudson José Michelon - IFF Campus Júlio de Castilhos)  

Agronegócios e produção de grãos: o custo de produção de grãos como ferramenta de gestão e suporte à tomada de decisão (apresentação: Me. Carlos Alberto de Oliveira – Fepagro Sede)

 

Texto: Darlene Silveira/ Fepagro
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul