Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia do Patrimônio Cultural oferece opções de passeio neste domingo (18/8) em todo o Estado

Publicação:

Dia Patrimônio 2
Na Biblioteca Pública do Estado, secretária Beatriz Araujo participa do lançamento do livro “Hospital Psiquiátrico São Pedro” - Foto: Rafael Varela / Ascom Sedac

As instituições da Secretaria da Cultura (Sedac), como de costume, estão de portas abertas neste domingo (18/8). Desta vez por um motivo especial: integradas à programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural   que se iniciou ontem com diversas atividades em todo o Estado.

Visitas guiadas e ações educativas são atração, hoje, no Memorial do RS, na Biblioteca Pública, no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, no Museu Julio de Castilhos, no Theatro São Pedros e na Ospa.

Os detalhes da programação nestes locais e em outras instituições do interior podem ser acessadas aqui.

O sábado (17/8) foi de maratona para dar conta das opções culturais. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, acompanhada da adjunta, Carmen Langaro, participou de cortejo cênico que teve início no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, seguiu para o Museu Julio de Castilho e se encerrou na Casa de Cultura Mario Quintana.

À tarde, a programação começou no Instituto Estadual do Livro (Iel), onde foi assinado termo de doação de parte do acervo do escritor Oliveira Silveira para o Centro de Documentação Lígia Averbuck. Na sequência, Beatriz e Carmen participaram do lançamento da publicação Hospital Psiquiátrico São Pedro – Livro dos Visitantes, na Biblioteca Pública. A obra resgata a história da instituição psiquiátrica e os 15 anos de dedicação de voluntários na preservação da memória e do prédio histórico.

Dia Patrimônio 3
No Instituto Estadual do Livro (IEL), secretária Beatriz Araujo participa da doação do acervo de Oliveira Silveira - Foto: Rafael Varela / Ascom Sedac

A última agenda foi no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo onde,  juntamente com o secretário de Cultura da capital, Luciano Alabarse, a secretária e a adjunta da Cultura prestigiaram a abertura oficial da Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre.

Emocionada com o evento que deseja ser sua marca de gestão à frente da Cultura, Beatriz Araujo destaca que “essa questão da memória tem que se fazer presente em nosso dia a dia, para que possamos evoluir. O governador tem essa visão e nos dá liberdade para fazer um trabalho intenso de preservação na Sedac, e isso é muito importante".

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul