Dicionário de dialeto italiano é lançado em apresentação cultural no Palácio Piratini
Publicação:

A 2ª edição do livro "Português Talian" foi lançada nesta quarta-feira (14), no Palácio Piratini. A publicação é um dicionário, em português, do dialeto falado pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao RS, escrito pelo professor Darcy Loss Luzzato.
A obra pretende fortalecer a cultura italiana e contextualizar para as novas gerações o momento histórico vivido durante o Estado Novo, quando Getúlio Vargas proibiu os descendentes italianos - e também alemães - de falarem sua língua e dialetos no Brasil.
Em sua saudação, o governador José Ivo Sartori destacou o esforço dos moradores da Serra para salvar o Talian da extinção. “O reconhecimento da língua dos nossos antepassados, com seu dialeto materializado neste documento, nos traz esperança de que traços da nossa cultura não se perderão pelo tempo ou esquecimento”, afirmou Sartori.
Foram impressos mil exemplares do dicionário, dos quais 20% serão comercializados para cobrir os custos de impressão na Corag. Outro percentual irá para o autor e, o restante, para o município de Serafina Corrêa, considerada a capital nacional do Talian.
O evento contou com a apresentação do Filó de Vila Flores, um dos grupos mais importantes na manutenção das tradições italianas no Estado. O Filó surgiu para resgatar a alegria da cultura trazida da Itália pelos imigrantes.
“A cada dia o grupo vem ganhando mais importância e tem se tornado também uma das maiores atrações turísticas da região”, disse a coordenadora do grupo de Vila Flores, Zélia Brandalise Fiori, descendente de uma das primeiras famílias a se estabelecer na localidade.
Vila Flores foi uma pequena vila, localizada no interior do município de Veranópolis, na serra gaúcha. Em 1988 obteve sua emancipação, tornando-se um dos mais importantes polos da tradição italiana.
Texto: Anamaria Bessil/Palácio Piratini
Edição: Cristina Lac/Secom