Diretrizes para a Ciência e Tecnologia de Porto Alegre são apresentadas ao RS

reuniao330
As semelhanças nas matrizes econômicas de Porto Alegre e do estado foram lembradas no encontro - Foto: Sdect/Divulgação

A secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Susana Kakuta, se reuniu nesta segunda-feira (24) com o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre (Comcet), Jorge Branco. No encontro, ele entregou o caderno com as diretrizes de Ciência, Tecnologia e Inovação para a capital.

Jorge também apresentou as bases do modelo para a nova Lei de Inovação do município, que institui um gatilho para concessão de incentivo fiscal às empresas de tecnologia, com base no crescimento de arrecadação. Além disso, cria um voucher para que grandes empresas do setor possam repassar benefícios fiscais a outros empreendimentos de base tecnológica.

Na reunião, o presidente do Comcet destacou as semelhanças nas matrizes econômicas de Porto Alegre e do estado que, segundo ele, são diversificadas e não estão baseadas em um único segmento. “É importante uma ação colaborativa, pois o que acontece na capital reverbera no estado, e vice-versa”, disse Jorge.

Susana Kakuta ressaltou o papel da ciência e tecnologia como base para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ela afirmou que até outubro, o Conselho Estadual deve concluir o documento com as diretrizes estratégicas para a Ciência e Tecnologia no estado. A secretária também destacou o papel relevante dos municípios na integração das políticas para o setor. “As leis estadual e municipais devem ser complementares, já que uma trabalha com o ICMS e as outras com o ISS”, lembrou. “O Estado pode ajudar a replicar o modelo da lei elaborada em Porto Alegre nos demais municípios gaúchos”, completou Kakuta.

Texto: Ascom Sdect
Edição: André Malinoski/Secom