Discoteca Natho Henn promove mais um ciclo de música
Localizada no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, instituição pertence à Secretaria da Cultura
Publicação:

Dando continuidade à proposta de realizar audições comentadas às quintas-feiras à noite, no auditório Luís Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana, a Discoteca Pública Natho Henn promove, no mês de junho, o ciclo Diga lá: canções e conversa. A ideia é reunir, a cada encontro, dois cantores-compositores da cena local para tocarem algumas de suas composições e falarem de seus processos criativos. Sempre às 19h e com entrada franca.
O primeiro encontro será na próxima quinta-feira (13/6), com Nico e Guto Leite e mediação do jornalista e programador musical da discoteca, José Fernando Cardoso; dia 19 de junho, os convidados são Thiago Ramil e Paola Kirst; dia 27, Bibiana Petek e Gustavo Telles.
Julho será dedicado ao rock. Está previsto um ciclo para debater o estilo musical e suas formas de pensar o mundo, intitulado Rock & Filosofia, abordando as origens, nos anos 1950, a explosão psicodélica dos anos 60 e a revolta da geração seguinte – a do punk rock. Na segunda semana do mês, serão abordadas as origens do rock na música negra. E, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, será apresentado um ciclo de filmes – alguns raros – sobre o rock, com sessões comentadas.
Em agosto prosseguem as audições comentadas e bate-papo sobre música/discos, com uma segunda série de encontros com compositores locais, mas, também, com instrumentistas e intérpretes de diversas tendências.
Discoteca Natho Henn
Inaugurada em 14 de abril de 1955, pelo músico, compositor, pianista e professor que lhe dá nome, a Discoteca Pública Natho Henn já esteve localizada em diversos endereços. Atualmente, ocupa o 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, centro de Porto Alegre). Tem o maior acervo de música do RS, com mais de 3.300 livros, 17 mil partituras e aproximadamente 46 mil discos, entre LP’s, álbuns, compactos e CD’s. Destinada a pesquisadores, músicos e ao público em geral, a instituição vem se modernizando e tem se dedicado a preservar, organizar e divulgar a produção musical nacional e internacional em seus diferentes suportes.
Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Secom