Dois Pontos: Defesa Civil mantém auxílio a municípios atingidos pelas enchentes
Publicação:
A Defesa Civil estadual esteve presente no socorro a desabrigados e desalojados e no assessoramento às prefeituras dos 36 municípios gaúchos afetados pelas enchentes desde o dia 22 de agosto. O Governo do Estado montou um esquema especial, até domingo (1º), para atendimento das famílias afetadas e monitoramento da situação na Região Metropolitana e no Vale do Rio dos Sinos.
Até esta sexta, cerca de 17 mil pessoas em 36 municípios haviam sido afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (28), o governador Tarso Genro e o secretário chefe da Casa Militar, Coronel Oscar Luis Moiano, sobrevoaram municípios da região metropolitana de Porto Alegre para visualizar a situação das áreas prejudicadas pela cheia dos rios. Após o sobrevoo, Tarso visitou a Vila Kippiling, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, para verificar o auxílio à comunidade.
Vim até aqui para dizer à população que estamos juntos, não há o que conforte neste momento, mas nós estamos procurando ajudar e é o que está sendo feito. Vamos esperar baixar a água e ver como recuperar tudo o que foi perdido, afirmou o governador.
Cerca de 500 servidores do Estado, entre bombeiros e demais funcionários, trabalharam no socorro aos atingidos, no apoio técnico às Defesas Civis municipais, no assessoramento às prefeituras para o encaminhamento dos decretos de situação de emergência e na distribuição de donativos. A Campanha do Agasalho já arrecadou 1.053.535 unidades de donativos.
Neste fim de semana, a Defesa Civil vai ampliar a coleta de donativos no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e organizará uma força-tarefa no sábado e no domingo. A força-tarefa tem por objetivo arrecadar principalmente roupas, cobertores, fraldas descartáveis, alimentos, material de higiene e limpeza.
Agendes e materiais de controle da Defesa Civil foram encaminhados para os municípios de Cachoeirinha, Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul, Montenegro, São Sebastião do Caí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Vale Real, Lajeado, Estrela, Parobé e Taquara, onde será realizado um trabalho de assessoria técnica para a possível decretação de Situação de Emergência. Também foi acionada a Força de Emergências Sociais (FES), criada para atuar em situações de crise ou em momentos que exijam um esforço maior do contingente policial militar a disposição do Governo do Estado.