Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

É fake a informação de que 40 jet skis do CBMRS estavam guardados para evitar que sofressem danos nos resgates

Publicação:

Card com fundo branco e um carimbo em vermelho escrito "é fake"
-

É falsa a informação disseminada em vídeo nas redes sociais no qual um homem afirma que 40 jet skis do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) não estão sendo usados nos resgates.

O homem no vídeo é um militar da reserva sem nenhuma relação com as ações de planejamento do CBMRS. Sua fala, portanto, não representa a posição institucional da corporação.

Não há qualquer restrição para a utilização das motos aquáticas em razão de possível dano. Desde o início das enchentes, houve o planejamento do emprego desses equipamentos nas áreas atingidas. Parte foi utilizada nos salvamentos do Vale do Taquari, Porto Alegre e Região Metropolitana, e parte na substituição das motos aquáticas que já estavam operando e foram danificadas ao longo do evento.

Todo o efetivo, recursos e estrutura disponíveis estão sendo utilizados. As motos aquáticas estão empregadas nos seguintes municípios: Lajeado, Encantado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Muçum, Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Eldorado do Sul, Montenegro, Rio Grande e Pelotas.

Confira mais desmentidos em: sosenchentes.rs.gov.br/combate-a-desinformacao



Portal do Estado do Rio Grande do Sul