Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Eduardo Leite se encontra com vice-presidente Geraldo Alckmin para tratar de assuntos de interesse do Estado

Publicação:

Na reunião, o governador pediu a Alckmin a colaboração do governo federal para alguns setores da economia do Rio Grande do Sul
Na reunião, o governador pediu a Alckmin a colaboração do governo federal para alguns setores da economia do Rio Grande do Sul - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Na noite desta quarta (22/3), o governador Eduardo Leite, acompanhado do Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, reuniu-se com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O encontro ocorreu na sede do ministério, em Brasília.

O governador solicitou a colaboração do governo federal para alguns setores da economia do Rio Grande do Sul, como a indústria química. Leite também citou o apoio da União na promoção comercial da proteína animal no exterior, aproveitando o status de território livre de aftosa sem vacinação conquistado pelo Estado em maio de 2021.

A indústria automobilística e a de vinhos também foram pauta do encontro e de pedidos de atenção ao vice-presidente da República. No caso da indústria de veículos, o governador pediu atenção aos benefícios concedidos para outras regiões do Brasil, como Nordeste e Centro-Oeste, que acabam tornando o Estado menos competitivo.

Ao falar sobre a indústria de vinhos, Leite citou todas as ações do governo do Estado, juntamente com vinícolas e prefeituras, para resolver os recentes casos de trabalho análogo à escravidão registrados em uma empresa terceirizada, e pediu apoio para a promoção do vinho gaúcho fora do Brasil.

O governador também abordou a questão da estiagem que tem atingido o Estado nos últimos anos, provocando danos à economia. Ele apontou a necessidade de adequação em leis federais para facilitar a reservação de água. "Nesses últimos quatro anos, o Rio Grande do Sul teve três estiagens. Isso causa um impacto muito grande no nosso Estado. Precisamos agir para que essa situação cause cada vez menos problemas para os produtores rurais", ressaltou o governador.

Texto: Leandro Belles/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul