Efeitos do confinamento preocupam empresas de ônibus intermunicipais da Grande Porto Alegre

SAAM ATM
Agostinho Meirelles recebeu representantes da ATM, preocupados com a redução de 75,6% no transporte de passageiros - Foto: Caco da Motta / Ascom SAAM

A Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) está preocupada com a redução de demanda de 75,6% no transporte de passageiros na Grande Porto Alegre desde o início do confinamento em função da pandemia do novo coronavírus. O tema foi tratado em reunião que representantes da ATM tiveram com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, nesta quinta-feira (9/4).

Agostinho encaminhou o assunto à Secretaria da Fazenda (Sefaz), em busca de alternativas para uma possível solução. Na próxima semana, haverá uma reunião com a Sefaz seguida de um novo encontro com os representantes das empresas de ônibus.

Na audiência realizada na Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), estiveram presentes o presidente da ATM, Alexandre Biazus, o diretor Erico Michels e o presidente do Consórcio TEU, Leonel Bortoncello, da empresa Viamão. "Até agora o sistema resiste bem graças ao esforço conjunto do governo do Estado com a nossa secrataria, a Metroplan e os operadores. O grande desafio é manter o serviço levando em conta este problema de demanda e economia", afirmou Agostinho Meirelles.

Em documento entregue à SAAM, a ATM sugere medidas emergenciais para salvaguardar a continuidade do serviço público de transporte a fim de evitar um colapso no sistema. Um dos pedidos é a antecipação de aquisição de créditos eletrônicos pelo governo do Estado, a exemplo do que solicitaram as empresas aéreas ao governo federal.

Mesmo com a redução da circulação de passageiros, os operadores mantiveram frota suficiente para uma demanda maior. "Para atender à demanda remanescente de 24,4%, está se ofertando 48,6% das viagens, o que é desejável do ponto de vista de saúde", destaca o documento.

Texto: Caco da Motta/Ascom SAAM