Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em Madri, governador assina protocolo de entendimento para Museu Escola do Amanhã

Parceria também permitirá auxílio da OEI em políticas de busca ativa de jovens em função da evasão escolar

Publicação:

MADRID, ESPANHA, 04.09.2021 - Visita à Organização dos Estados Iberoamericanos. Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Leite assinou protocolo de entendimento com a OEI para a concepção do projeto Museu Escola do Futuro, em Porto Alegre - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governo do Estado deu início, nesta segunda-feira (4/10), à missão governamental internacional. Desta segunda até sábado (9/10), o governador Eduardo Leite e a comitiva de secretários cumprem uma série de agendas em Madri e Barcelona, na Espanha, e em Toulouse, na França. O retorno ao Brasil está previsto para sábado (9).

O primeiro dia da missão já trouxe frutos para o Estado. Na sede da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia (OEI), em Madri, Leite assinou um protocolo de entendimento entre a OEI, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e o governo do Estado para o início da concepção do projeto Museu Escola do Amanhã, que será instalado no Instituto de Educação Flores da Cunha, em Porto Alegre.

“Esta assinatura é um momento simples, mas cheio de significado. Daremos direcionamento a um dos prédios icônicos que temos na capital do Estado, o Instituto de Educação, que se tornará o Museu da Escola do Amanhã. A tecnologia rompe completamente com as formas como as pessoas trabalham, e com os trabalhos propriamente ditos, e com as relações interpessoais. Queremos nos organizar para estarmos à altura desses desafios de promover a atração, a atenção das crianças e desses jovens, com todas as tecnologias possíveis, com professores capacitados e atualizados para que possamos cumprir a missão de desenvolver esses estudantes de forma integral”, explicou o governador.

“Precisamos estar dispostos a sempre repensar a forma como trabalhamos o ensino e a aprendizagem. Por isso, queremos rechear este prédio para dar a ele a vida que entendemos que é importante que tenha: não ser apenas a formação para uma centena de alunos, mas ser uma escola de escolas”, acrescentou.

A expectativa é de que a primeira fase de implementação do projeto seja iniciada já no primeiro semestre do próximo ano. A OEI está com workshops marcados para estabelecer um plano de trabalho.

Atualmente, existe um acordo básico de cooperação técnica entre o governo brasileiro e a OEI, que respalda a cooperação técnica internacional a ser firmada entre o Estado e a organização.

O objetivo do protocolo é o desenvolvimento da educação, da cultura, da ciência e da tecnologia, por meio de atividades de promoção de políticas públicas, organização e realização de eventos, pesquisas e estudos. A OEI e o IDG, responsável pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, vão convidar referências nacionais e internacionais para participar de workshops para pensar o museu.

A formalização é necessária para que a OEI remunere os serviços do IDG. Não haverá custos para o Estado durante a etapa de concepção. A Secretaria da Educação, por sua vez, está construindo um acordo de cooperação com a OEI para o Centro de Referência da Educação do RS, que também terá como sede o Instituto de Educação.

Além do memorando para o Instituto da Educação, o governo do Estado está encaminhando outra parceria com a OEI para a busca ativa dos alunos em função da evasão escolar, especialmente impactada pela pandemia. “É um desafio trazer esses jovens para dentro da sala de aula e mantê-los lá. Esse mesmo protocolo dá guarida para desenvolver esse projeto”, explicou o governador.

Equipes farão busca ativa de jovens que evadiram em cada uma das regiões do Estado. Essas equipes farão uma análise caso a caso para desenvolver uma atuação específica e trazê-los de volta à sala de aula.

Visita ao Santander Madrid

Nesta segunda (4), Leite também visitou a sede do Santander Madrid. O encontro, com caráter de cortesia, é uma retribuição às visitas feitas pela diretoria ao Estado. O governador foi recebido pelo CEO Global do Santander, José Antonio Álvarez, que estará no RS na próxima semana e adiantou a intenção de abrir entre 10 e 15 agências bancárias, que também incluem outros serviços do banco no RS.

A parceria entre o RS e o banco espanhol tem sido ampliada: em 2020, o banco abriu uma central de atendimento remoto em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, com expectativa de que 4,5 mil empregos diretos fossem criados até o final deste ano. Outro call center está situado em Campo Bom.

51547727802 c770d6dcd1 k
Na visita à matriz do Santander, Leite foi recebido pelo CEO Global, José Antonio Álvarez - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“O Santander está presente no RS de várias formas. Os investimentos que fizeram nas estruturas de call center no RS geram milhares de empregos, e o Santander, como banco, também auxilia na estruturação de investimentos para as empresas das privatizações e concessões que o Estado está fazendo. Por exemplo, deu assistência à Equatorial na venda da CEEE-D, e para a CPFL, na venda da CEEE-T. Como temos muitos processos ainda pela frente, estamos mantendo o contato”, detalhou o governador.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, também acompanharam o encontro. Por parte da diretoria do Santander, estiveram presentes Alejandra Kindelán, Head Global de Research e Public Policy do Santander; Cecilia Yuste, diretora de Assuntos Institucionais do Santander Espanha; e Alessandro Tomao, vice-presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos do Santander Brasil.

Reunião-almoço na Câmara de Comércio Brasil-Espanha

Leite participou de um almoço empresarial na Câmara de Comércio Brasil–Espanha, com participação da diretora global de assuntos Públicos da Telefónica, presidente da Câmara de Comércio e ex-ministra de Assuntos Exteriores da Espanha, Trinidad Jiménez, do diretor-executivo Antonio del Corro e do embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci. Na ocasião, o governador apresentou as diversas oportunidades de negócios disponíveis no RS.

GM  6926 CCBE
Na Câmara de Comércio Brasil–Espanha, Leite apresentou as diferentes oportunidades de negócios e investimentos no RS - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“A Espanha tem um número de empresas bastante grande com atuação na área de infraestrutura. É talvez, depois dos EUA, o país com mais investimentos no Brasil, e portanto apresentamos o nosso portfólio de privatizações e de concessões para que sejam conhecidos e entendidos por esses investidores, na medida em que naturalmente quem olha de fora para o Brasil vê em destaque o Rio e São Paulo. É importante trazer e mostrar o RS como oportunidade de investimentos. Colho deles o interesse de estar mais presentes no RS”, relatou.

Os convidados também puderam fazer questionamentos ao governador e ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que também estava presente.

Visita à Telefónica

Houve, ainda, nesta segunda (4), uma visita à sede do grupo Telefónica, empresa espanhola de atuação multinacional que opera no setor de comunicação, especialmente com telefonia, redes móveis, televisão por assinatura e internet.

“É uma oportunidade de acompanhar mudanças tecnológicas profundas na área de telecomunicações, especialmente o que envolve processamento de dados e disponibilidade de 5G. É uma agenda que nos permite antever também questões que envolvem regulamentações governamentais que devem ser atualizadas, e como o governo pode atuar para criar o ambiente que permita esse avanço tecnológico”, ponderou Leite.

Visita Telefónica
Comitiva conheceu novidades tecnológicas na visita ao grupo Telefónica - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O grupo é dono da maior rede de fibra óptica na Europa e América Latina, e o Brasil é o segundo país que mais contribui com o faturamento da companhia, atrás apenas da Espanha. O Brasil, porém, tem o maior número de clientes. A marca é comercializada no Brasil com o nome Vivo, e a Telefónica é dona das marcas Vivo, Movistar (Espanha e demais países da América Latina) e O2 (Reino Unido e Alemanha).

A Vivo tem mais de 1,6 mil lojas e 95,1 milhões de clientes no Brasil, dos quais 78,5 milhões deles são consumidores de telefonia móvel. É a operadora brasileira com a maior cobertura 3G/4G e, em 2020, lançou redes 5G em oito capitais, inclusive Porto Alegre.


Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul