Em novo mapa da inovação brasileira, RS desponta entre os estados com maior número de iniciativas na área

Dados estão no Atlas da Inovação, lançado na quarta-feira (31/7)

Card em fundo cinza, no qual está escrito Inovação Ciência Tecnologia ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma lâmpada acoplada a uma engrenagem, das quais saem traços com círculos na ponta significando as conexões. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Um novo mapeamento da ciência e inovação no Brasil mostra que o Rio Grande do Sul está em segundo lugar entre os estados com maior número de iniciativas na área. Além disso, a capital gaúcha, Porto Alegre, aparece na quinta colocação entre os municípios. Os dados fazem parte do Atlas da Inovação, lançado na quarta-feira (31), e se somam a outros rankings e pesquisas que ressaltam o potencial inovador do Estado.

Conforme o levantamento realizado pela Rede de Observatórios do Sistema Indústria e pelo Observatório Nacional da Indústria, o Rio Grande do Sul conta com 10% do total de ativos em ciência e inovação do país. Ativos são todos os elementos tangíveis e intangíveis que contribuem para o avanço do conhecimento científico e tecnológico, incluindo startups, laboratórios, incubadoras, patentes e centros de pesquisa.

São Paulo está na liderança, com 27,6%. Minas Gerais (9,6%), Paraná (9%) e Rio de Janeiro (8,3%) completam os cinco primeiros. Entre as cidades, Porto Alegre tem 2,7% do total de ativos e aparece atrás de São Paulo (11%), Rio de Janeiro (6%), Curitiba (4,2%) e Belo Horizonte (3,1%).

O resultado comprova o papel de destaque que o Estado ocupa no cenário da inovação. “Este lugar entre os melhores é fruto dos investimentos expressivos em inovação, ciência e tecnologia feitos no Rio Grande do Sul, com ênfase na forte atuação da quádrupla hélice, que reúne governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada. É nessa união de esforços que está o nosso diferencial, inclusive para este momento de recuperação após a emergência climática. Como governo do Estado, temos trabalhado para retomar nossas ações e construir políticas públicas robustas e eficientes”, enfatizou a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp.

Correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul, o South Summit Brazil é um exemplo de ação que fomenta a potência inovadora do Estado, reunindo startups, empresas, fundos de investimento e outros atores do ecossistema nacional e internacional. A quarta edição do evento foi confirmada para 9 a 11 de abril de 2025, no Cais Mauá, em Porto Alegre.

Além disso, o governo, por meio da Sict e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), investe em editais – somente em 2023, foram anunciados mais de R$ 200 milhões para projetos de pesquisa e inovação nas áreas de semicondutores, agronegócio, saúde, games, educação, inovação aberta e meio ambiente, entre outras.

A Sict também desenvolve uma série de iniciativas para alavancar os setores considerados prioritários no seu planejamento estratégico para o período de 2023 a 2026. O Inova RS, programa guarda-chuva da pasta, atua na lógica dos ecossistemas regionais de inovação, enquanto o programa Startup Lab busca incentivar a inovação aberta com a aproximação entre os desafios de empresas e as soluções de startups. Além disso, o projeto Rotas da Inovação tem percorrido todas as regiões do Estado para fortalecer a articular ainda mais a quádrupla hélice.

Atlas da Inovação

A Rede de Observatórios do Sistema Indústria e o Observatório Nacional da Indústria mapearam quais são os estados com mais ativos em ciência e inovação do país e quais os principais setores. No estudo, mais de 140 mil ativos foram incluídos. A categoria patentes lidera a corrida tecnológica brasileira, com mais de 48 mil registros. Em seguida, vêm grupos de pesquisa e laboratórios. Os principais setores são tecnologia da informação e comunicação, energia e saúde.

O Atlas também apresenta o número de empresas com potencial inovador no país, incluindo startups, empresas beneficiadas com a Lei do Bem, empresas com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para inovação, empresas beneficiadas com financiamento não reembolsável e empresas residentes em parques tecnológicos. O Rio Grande do Sul ocupa o segundo lugar do ranking com 1.202 empresas (13%), atrás apenas de São Paulo (38,7%).

“Trata-se de um trabalho de levantamento e compilação de informações bastante minucioso que certamente será útil para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados. Os resultados observados para o Rio Grande do Sul, que figura em segundo lugar no volume de ativos, atrás apenas de São Paulo, reitera, em consonância com outros índices e estatísticas, a pujança do ecossistema de inovação gaúcho, que será protagonista nesse momento de recuperação econômica, social e ambiental do Estado", pontuou o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes.

Inovação no RS

• O Rio Grande do Sul é o primeiro lugar entre entidades promotoras de empreendimentos inovadores do Brasil e o segundo lugar em inovação no Brasil, atrás apenas de São Paulo (dados do Centro de Liderança Pública - CLP).
  • Em 2022, o Rio Grande do Sul rompeu a barreira das mil startups em atividade e se consolidou como o terceiro maior ecossistema do país (dados da ABStartups).
  • O Estado conta com 18 parques tecnológicos, sendo que dois deles já foram eleitos os melhores do Brasil (Tecnosinos e Tecnopuc).
  • Porto Alegre está no top 5 dos ecossistemas emergentes mais promissores para startups da América Latina (Global Startup Ecosystem Report 2023).

Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Camila Cargnelutti/Secom