Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em parceria com o Estado, Hospital de Parobé se torna quarta instituição do SUS que mais realizou cirurgias ortopédicas no RS

Resultados do primeiro semestre foram apresentados à Secretaria da Saúde pela direção da instituição

Publicação:

Foto de uma sala cirúrgica bem equipada, com luz de tom azul. Uma pessoa com trajes hospitalares azuis aparece ao centro, arrumando um leito cirúrgico.
Atendimentos na unidade beneficiaram 4,7 milhões de pessoas - Foto: Divulgação SES

Em parceria com o governo estadual, o Hospital São Francisco de Assis, de Parobé, foi a quarta instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul que mais realizou cirurgias ortopédicas no primeiro semestre. Foram 869 procedimentos no período. Além disso, zerou as filas por consultas em especialidades como mastologia e CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica).

Os resultados foram apresentados à secretária da Saúde, Arita Bergmann, pela direção do hospital na quarta-feira (10/9). Além dos avanços em traumatologia, houve um aumento de 48% na realização de curativos especializados.

No total, entre janeiro e junho deste ano, o hospital realizou 79.534 atendimentos, abrangendo 71 municípios e beneficiando uma população estimada em 4,7 milhões de pessoas da Macrorregião Metropolitana de Saúde.

“O Hospital São Francisco de Assis orgulha o Rio Grande do Sul pelas entregas que tem feito”, ressaltou Arita. “O governo do Estado tem colocado importantes recursos para que a instituição cresça no atendimento em áreas que são essenciais para promover a saúde do cidadão.”

No caso das cirurgias, foram 3.026 no total, incluindo as diversas especialidades atendidas no local. Um crescimento no número de serviços que o diretor do hospital, João Schmidt, atribui às parcerias com o Estado, por meio de programas como o Assistir (que remunera instituições com base na produção de serviços); e o Tribunal de Justiça, para cirurgias eletivas.

“O hospital não tem ampliado serviços por acaso. O governo nos apoia para que possamos qualificar nossos serviços e atender todas as pessoas necessitadas”, disse Schmidt.

Expansão

Na reunião, também foi apresentado o projeto de expansão do hospital, que prevê o aumento da área física, com novos leitos de internação e de tratamento intensivo, e ampliação de salas cirúrgicas.

Também estão previstas uma estrutura para o Programa de Residência Médica, a ampliação do serviço de emergência, a instalação de novos serviços e a expansão dos já existentes.

Cirurgias de traumatologia - Primeiro semestre

  1. Hospital Cristo Redentor - Porto Alegre (1.906)
  2. Hospital Independência - Porto Alegre (1.894)
  3. Hospital Pompeia - Caxias do Sul (1.070)
  4. Hospital São Francisco de Assis - Parobé (869)

Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul