Em Pelotas, Leite vistoria área onde o Plano Rio Grande vai contemplar projeto de proteção contra cheia

Dique de proteção do Balneário Valverde será elevado para quatro metros de altura em toda sua extensão

Proposta foi cadastrada pela Prefeitura de Pelotas em chamamento aberto pelo Plano Rio Grande - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O governador Eduardo Leite esteve em Pelotas na manhã deste sábado (28/9) para vistoriar área que deverá ser contemplada pelo Plano Rio Grande para a modernização do sistema de proteção contra cheias. Acompanhado da prefeita Paula Mascarenhas, visitou o ponto a partir do qual o dique de proteção de Balneário Valverde, na Praia do Laranjal, será elevado para quatro metros de altura em toda sua extensão, para evitar a invasão das águas. O Laranjal foi um dos bairros mais afetados na enchente de maio.

O projeto estimado em cerca de R$ 25 milhões também inclui o redimensionamento da casa de bombas da região e obras de macrodrenagem com construção de galerias pluviais e canais de escoamento. A proposta foi cadastrada pela Prefeitura de Pelotas em chamamento aberto pelo Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Rio Grande do Sul.

"O Plano Rio Grande tem a participação de toda a sociedade, com um papel fundamental das prefeituras, que estão na ponta, junto da população, e conhecem as necessidades das suas cidades. Por isso, chamamos os prefeitos e prefeitas a cadastrarem iniciativas de resiliência climática. Através do Plano Rio Grande, vamos garantir o apoio e o financiamento para esse projeto aqui em Pelotas, assim como para tantas outras obras importantes em diversos municípios", afirmou o governador.

Governo recebeu 655 propostas de 110 cidades gaúchas

O prazo para envio dos projetos se encerrou nesta sexta-feira (27/9). Ao todo, foram recebidas 655 propostas de 110 cidades gaúchas. A Secretaria da Reconstrução Gaúcha vai analisar os projetos. Após essa avaliação, as iniciativas selecionadas serão qualificadas e encaminhadas para inclusão no portfólio do Plano Rio Grande. As equipes técnicas do governo estadual também vão verificar a estratégia de financiamento das propostas, buscando fontes para a implementação dos projetos aprovados. Uma das possibilidades será o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Projeto estimado em cerca de R$ 25 milhões inclui, inclusive, construção de galerias pluviais e canais de escoamento - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

"Sofremos muito em maio justamente pela invasão das águas do canal São Gonçalo. Esse dique vai proteger todo o Laranjal e, além disso, remodelar e modernizar todo o sistema de drenagem da Praia do Laranjal. Então, é drenagem por um lado e proteção por outro. É segurança, conforto e qualidade de vida pra população. Muito obrigada pelo apoio, governador", disse a prefeita Paula.

O Plano Rio Grande conta com medidas de curto, médio e longo prazo e está dividido em três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e o conjunto de medidas chamado Rio Grande do Sul do Futuro. Todos os projetos que compõe o Plano Rio Grande estão publicados no site, com breve descrição de cada um deles, status e outros documentos.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Marcelo Kervalt/Secom