Em vídeo, Eduardo Leite detalha principais avanços do Plano Rio Grande na reconstrução do Estado
Material sintetiza as ações realizadas dois anos após as enchentes de 2024 e destaca ampliação da capacidade de resposta do RS
Publicação:
Antes da coletiva de imprensa que marcou os dois anos das enchentes de 2024, concedida nesta sexta-feira (24/4), o governador Eduardo Leite apresentou, em vídeo, um panorama dos principais avanços obtidos por meio do Plano Rio Grande. O material destaca o conjunto de 227 projetos e ações estruturadas logo após a tragédia, com cerca de R$ 14 bilhões em investimentos voltados à reconstrução e à adaptação do Estado a uma nova realidade climática. Entre as iniciativas, estão obras de recuperação e modernização de sistemas de proteção contra cheias, o maior programa de desassoreamento da história do Estado, intervenções em rodovias e pontes com padrões mais resilientes, além de ações de reordenamento urbano e construção de moradias em áreas seguras.
O vídeo também apresenta os avanços na ampliação da capacidade de monitoramento e resposta, com investimentos em tecnologia, expansão da rede de radares e estações meteorológicas, além do fortalecimento da Defesa Civil e das forças de segurança. O plano contempla ainda projetos estruturantes de longo prazo, como novos sistemas de proteção contra cheias em bacias hidrográficas estratégicas e a criação de soluções baseadas na natureza. A mensagem reforça que o Estado está hoje mais preparado para enfrentar eventos extremos, com base em planejamento técnico, investimentos robustos e ações integradas de prevenção, resposta e reconstrução. O vídeo está disponível no canal oficial do Governo do Rio Grande do Sul no YouTube. Assista clicando aqui.
Texto e edição: Secom