Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater/RS-Ascar expõe projetos em mais uma Rua da Cidadania

Publicação:

Coma arroz, Receita de saúde e sabor, projeto do Irga com o governo do estado, onde foi distribuido gratuitamente o almoço de carreteiro a populares que estiveram na Rua da Cidadania em Santo Antonio da Patrulha.
Rua da Cidadania em Santo Antonio da Patrulha - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

A Emater/RS-Ascar participou, neste sábado (26), de mais uma edição da Rua da Cidadania, desta vez, no município de Santo Antônio da Patrulha. O evento, aberto pela governadora Yeda Crusius e a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, reuniu milhares de pessoas da região na Rua Afonso Porto Emerim, no bairro Pitangueiras, em busca do mutirão de serviços públicos oferecidos pelo governo do Estado.

O estande da Emater teve apresentação da técnica de plantio de mudas em copos de jornal, oficinas de preparação de alimentos à base de talos e folhas, degustação de bolos e outros subprodutos produzidos a partir da cana-de-açúcar, e distribuição de sachês de açúcar mascavo, além de materiais informativos.

A diretora-técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, disse que é comovente ver tantas pessoas sendo atendidas num único dia: A Rua da Cidadania leva efetivamente o Estado a quem precisa, e é emocionante ver as pessoas, que às vezes esperam meses por um atendimento, saírem com a solução dos seus  problemas encaminhada.

Em relação ao trabalho apresentado pela Emater/RS-Ascar, a diretora destacou a oficina de culinária em parceria com a Ceasa, que teve excelente procura e demonstrou como aproveitar ao máximo verduras e legumes, e a parceria com o Imama para atendimento a mulheres rurais na prevenção contra o câncer.

Agricultura

As culturas de arroz - principal atividade primária do município, que corresponde a 13 mil hectares -, de mandioca e aipim (2 mil hectares), milho (1,5 mil hectares) e cana-de-açúcar (1,4 mil hectares) também  foram mostradas na Rua da Cidadania. No caso do arroz, a Emater realiza trabalho com 340 famílias de  Santo Antônio da Patrulha.

Da cana-de-açúcar, vivem  60 famílias no município, o que levou a prefeitura, a Emater/RS-Ascar e entidades parceiras a difundir entre os produtores boas práticas de fabricação, dando origem ao Programa Municipal de Qualificação do Melado.

Uma das demonstrações que mais atraíram o público foi a confecção de sementeiras à base de folhas de jornal. A dona-de-casa Neila Maria Viana Gomes tem uma horta em casa, costuma cuidar dos canteiros, mas não conhecia o método. Depois de assistir  à apresentação, ainda ganhou uma muda para plantar. Interessante. Eu não conhecia este método. É bem fácil e dá para fazer em casa, disse ela, feliz da vida, por ter ganhado também um óculos no ônibus Oftalmológico da Rua da Cidadania.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul