Emater/RS-Ascar incentiva projetos de cultivo de erva-mate orgânica e turismo para jovens rurais

Aurea jovem de Erechim visitam agroindustria ervamate organica
Em Áurea, os jovens conheceram a ervateira Tchê/Tio Thomas, dos jovens empreendedores da família Prichoa - Foto: Divulgação / Emater/RS

Jovens agricultores da região Alto Uruguai estão sendo capacitados por meio do curso de Empreendedorismo Rural, administrado pelo Centro de Treinamentos da Emater/RS-Ascar de Erechim.

Participam 30 jovens que, no módulo realizado na terça-feira (24/9), em Áurea, visitaram a ervateira Tchê/Tio Thomas, dos jovens empreendedores da família Prichoa. Na visita, eles conferiram o fluxo operacional da agroindústria, bem como os processos de certificação orgânica da erva-mate, numa parceria da Rede EcoVida, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Emater/RS-Ascar e Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai Gaúcho (Aspemate).

Prestigiaram a visita de campo, representando a Emater/RS-Ascar, a assistente técnica estadual em Juventude Rural, Clarice Vaz Emmel Bock, o supervisor regional e engenheiro agrônomo Valdir Pedro Zonin, a assistente técnica regional social, Nadia Farina Fabiane da Rosa, e a instrutora do Cetre, Karen Marchetto, além de integrantes dos escritórios municipais de Áurea, Carlos Gomes, Viadutos, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul e Erval Grande.

No empreendimento agroindustrial que processa mais de duas mil toneladas de erva-mate por ano, a matéria-prima certificada é oriunda dos agricultores da Aspemate/Viadutos. “Esta é uma tendência dos consumidores da atualidade, na busca de alimentos mais sustentáveis, livres de agroquímicos”, avalia Zonin, ao destacar a viabilidade do processo orgânico da erva-mate que, com um bom manejo, envolvendo adubações verdes, orgânicas e fosfatos, pode render boa produtividade.

Durante a visita, os jovens também puderam presenciar o processo de Certificação de Qualidade, realizado pela Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, do qual a empresa está credenciada.

Completando a jornada, os jovens degustaram um delicioso cardápio polonês na Cantina do Euclécio e Zenir Teixeira e, à tarde, conheceram o projeto Resgatando a História, na propriedade de Otávio e Maria Trzczinski, que integra a Rota Polonesa de Turismo Rural, que oferece passeios de trenzinho, e provaram os tradicionais aperitivos: barquete de kalenchoe, brinde nasdrowie e a linguiça na taquara.

Texto: Adriane Bertoglio Rodrigues/Ascom Emater/RS-Ascar
Edição: Secom