Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Embaixador da Noruega busca novos negócios com o RS

Publicação:

Governador Leite recebe embaixador Noruega Nils Martin Gunneng
Leite conversa com o embaixador Nils Martin Gunneng, que visita o RS pela segunda vez - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Em sua segunda passagem pelo Rio Grande do Sul, o embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng, fez uma visita de cortesia ao governador Eduardo Leite. O diplomata comunicou a despedida do cônsul norueguês em Porto Alegre, Frank Woodhead, que atingiu a idade de aposentadoria compulsória de 70 anos, e oficiou ao governador a nomeação de Antony Rover Baptista como cônsul da Noruega com jurisdição sobre todo o Estado.

Acompanhado do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e do superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, Leite desejou sucesso na nova fase do consulado e se colocou à disposição para estreitar os laços entre o Estado e o país europeu. “Estamos viabilizando uma ampla cartela de oportunidades de negócios no nosso Estado e acreditamos que os noruegueses podem ser grandes parceiros”, afirmou o governador, exibindo, em seguida, um vídeo institucional que apresenta o Estado e os projetos de parcerias público-privadas, concessões e privatizações.

Gunneng se disse entusiasmado com as oportunidades e ressaltou que a Noruega já está presente em solo gaúcho com uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo, a Yara, com unidades em Rio Grande e Cruz Alta e escritório em Porto Alegre. Lembrou também que há outras companhias, principalmente na área de tecnologia, interessadas em se instalar no Estado. “A localização estratégica, próxima de países como Uruguai e Argentina, é um ponto positivo do Rio Grande do Sul. Queremos promover velhas e novas parcerias”, disse o embaixador.

Nesse sentido, Gunneng propôs uma cooperação para desenvolver a chamada “blue economy”, que diz respeito ao uso sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento econômico, pelo qual a Noruega vem se destacando e o Rio Grande do Sul também pode se beneficiar.

Relações com o RS
O Consulado Honorário da Noruega em Rio Grande é um dos mais antigos em atividade contínua no Estado. Há registros de seu envolvimento em 1854, ano da venda da Ilha da Pólvora (em Rio Grande) ao governo imperial pelo cônsul da Suécia e Noruega, Thomas Messiter, o que comprova a relação comercial já existente então. A Noruega sempre esteve presente e atuante no Estado também na área de negócios, especialmente em navegação e setor industrial.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul