Embaixador português pretende estreitar relações com o Rio Grande do Sul

Visita Cortesia do Embaixador de Portugal
Visita do embaixador de Portugal ao governador Sartori - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O segundo encontro entre o governador José Ivo Sartori e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, foi na busca de aprofundar as relações em nível cultural, social e também empresarial e econômica. A audiência foi nesta sexta-feira (30), no Palácio Piratini, com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e da vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adriana de Melo Ribeiro.

Sartori destacou a forte presença da colônia portuguesa no estado e colocou à disposição toda a estrutura das secretarias e órgãos do governo para que haja ainda mais troca de experiências e parcerias com Portugal. O governador também ressaltou que fará a interlocução com o novo governo eleito para que as portas continuem abertas e novas parcerias possam ser construídas.

A situação política e financeira do país e do Estado também foi frisada. “Portugal fez mudanças e transformações muito profundas. Aqui no Rio Grande do Sul também, mas ainda não foram suficientes para reequilibrar as finanças públicas”, declarou Sartori.

O embaixador agradeceu o bom relacionamento, o respeito, a admiração e a consideração que o Rio Grande do Sul tem pela comunidade portuguesa e disse acreditar que isso se manterá no futuro. “Essa é uma relação institucional e constante onde o que interessa é melhorar e desenvolver as relações com o Brasil e as autoridades brasileiras. Precisamos aumentar e estreitar as relações comerciais e empresariais em áreas transversais que possam interessar o estado”, afirmou.

“Aqui no Rio Grande do Sul podemos sempre encontrar um porto seguro para as nossas relações culturais, sociais, econômicas e políticas institucionais. Assim, queremos que possa ser no futuro, para que as pontes institucionais possam continuar para o bem estar das nossas comunidades”, destacou o secretário Carneiro ao agradecer ao governador pela forma como interagiu com os serviços consulares e com a representação diplomática de Portugal.

Setores como das novas tecnologias da informação e da comunicação, das energias renováveis e agroalimentar foram áreas de desenvolvimento do estado discutidas que podem render cooperações, segundo Carneiro. “Nessas áreas pode haver condições para o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas portuguesas, tendo em vista trocar experiências sobre as melhores práticas em cada um dos países e estados”, frisou.

00:00:00/00:00:00

Embaixador de Portugal destaca fortalecimento das relações com o RS

Embaixador de Portugal destaca fortalecimento das relações com o RS Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

O embaixador está no Rio Grande do Sul onde participou, nessa quinta-feira (29), do Encontro de Negócios Cone-Sul-Portugal 2018, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal no RS e Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre.

Texto: Cassiane Osório
Edição: Léa Aragón/Secom