Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Embrapa Clima Temperado de Pelotas apresenta trabalho a Beto Grill

Publicação:

O vice-governador, Beto Grill, visitou nesta quinta-feira (31) a sede da Embrapa Clima Temperado em Pelotas. Ele estava acompanhado do vereador Toninho Peres e foi recebido pelo chefe-geral Clenio Pillon e pelos diretores José Dias Vianna e Sergio Renan
Embrapa Clima Temperado de Pelotas apresenta trabalho a Beto Grill

O vice-governador, Beto Grill, visitou nesta quinta-feira (31) a sede da Embrapa Clima Temperado em Pelotas. Ele estava acompanhado do vereador Toninho Peres e foi recebido pelo chefe-geral Clenio Pillon e pelos diretores José Dias Vianna e Sergio Renan Alves, que apresentaram a estrutura do complexo e fizeram um relato do trabalho da instituição no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao clima da região Sul.

No momento em que a Metade Sul vive um salto de crescimento, a Embrapa é indispensável para o avanço da pesquisa e para o fortalecimento da nossa agricultura familiar, destacou Grill, que ressaltou, ainda, a participação da estatal no Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos da Região Sul. O setor primário é o principal indutor do crescimento econômico que o RS apresenta em 2013, sendo responsável por responsável por 60% do PIB registrado no primeiro trimestre. O arranjo proposto para a região representa uma aposta na base produtiva instalada da Metade Sul, na vocação dos nossos produtores, acrescentou o vice-governador.

Iniciativa do governo do Estado através da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), os APLs constituem políticas públicas que visam estimular e apoiar a auto-organização produtiva de aglomerações setoriais e para promover o desenvolvimento dos territórios.

O Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado de Pelotas é uma das principais unidades instituição no Rio Grande do Sul e uma das maiores do país. Nele funciona a base administrativa, laboratórios especializados e casas de vegetação, além das áreas de comunicação, transferência de tecnologia, biblioteca e demais setores de apoio à pesquisa.
O Centro destaca-se por ser uma das unidades de pesquisa no mundo com domínio tecnológico para as chamadas terras baixas, cujo potencial representa uma das maiores possibilidades futuras de produção de alimentos.

Texto: Claiton Silva
Foto: Laco Afonso
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul