Empossado o novo contador e auditor-geral do Estado pela Cage
Publicação:

Carlos Geminiano Rocha Rodrigues tomou posse como contador e auditor-geral do Estado em solenidade realizada no gabinete da Secretaria da Fazenda (Sefaz), nesta quarta-feira (15/3). Na presença de seus adjuntos e da secretária Pricilla Maria Santana, o auditor do Estado assumiu o compromisso de conduzir a equipe da Contadoria e Auditoria-Geral do Estad?o (Cage), buscando promover a boa governança dos recursos públicos por meio de orientação, controle, combate à corrupção e estímulo ao controle social.
Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, Geminiano atua como servidor público há mais de 20 anos. Ingressou na Sefaz em 2015, na Divisão de Controle da Administração Indireta (DCI/Cage), onde coordenou a Seção de Consultoria e Revisão Técnica e a Delegação da Cage junto ao Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs). Desde 2019, exercia a função de adjunto da Cage para Assuntos de Auditoria e agora sucede Rogerio da Silva Meira como titular do órgão.
Avançar na implantação da Lei Anticorrupção e elevar a transparência pública são, de acordo com o novo líder da Cage, alguns dos principais desafios para os próximos quatro anos. A reestruturação administrativa do órgão de controle interno também é um desejo do gestor, que elenca como suas prioridades a criação de uma seccional específica para obras públicas, para dar conta do grande volume de investimentos que estão previstos para qualificação das escolas, e uma gestão de pessoas mais estratégica.
“A expectativa é fazer uma reestruturação da Cage, tentar investir mais em tecnologia e direcionar o conhecimento qualificado de nossos servidores para atividades que agregam mais valor para a administração estadual”, explicou Geminiano. “Isso trará maior efetividade às políticas públicas do Estado.”

Para a secretária da Fazenda, Pricilla Maria Santana, a gestão da Cage deve levar em consideração a assimetria que há, muitas vezes, entre os gestores e órgãos de controle, além de optar por uma postura mais orientativa do que punitiva.
"Diversas vezes as pessoas erram não por serem mal-intencionadas, mas por desconhecimento”, destacou a secretária, durante a solenidade de posse. “Por isso, o que espero da Cage é essa noção de que, sem comprometer o nosso papel de controlar e auditar, é possível agregar, orientar e tentar construir junto com os gestores, porque isso é transformador.?”
Também participaram do ato o adjunto para Assuntos de Contabilidade, Rogerio da Silva Meira, que já foi contador e auditor-geral; seu antecessor à frente da Cage, Alvaro Panizza Salomon Abi Fakredin; os adjuntos da Cage para Assuntos de Auditoria, Jociê Rocha Pereira, e para Assuntos de Gestão e Relações Institucionais, Antônio Carlos Ferreira Kehrwald; o corregedor-geral da Sefaz, Mario Wünderlich; os chefes de Gabinete da Sefaz, Giovanne Carlos Silva de Sousa e Paulo Sacco; o subsecretário adjunto do Tesouro, Elois Astir Stertz; e o chefe da Divisão de Informação e de Normatização Contábil, Felipe Severo Bittencourt.?
?Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom