Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empresas do RS são maioria entre finalistas brasileiras da Competição de Startups do South Summit Brazil

De um total de 28, 11 são do Estado

Publicação:

A imagem mostra uma área externa do evento South Summit Brazil, realizado em Porto Alegre. Há diversas pessoas circulando pelo espaço, que está decorado com placas e banners informativos. No centro, um grande banner indica as direções para áreas como Marketplace, Innovation Street, Demo Stage e VIP Meetings. Tendas com sinalização de restaurante, banheiro e palcos estão alinhadas à esquerda.
Assim como nas edições passadas, South Summit Brazil ocorrerá no Cais Mauá, em Porto Alegre [imagem de janeiro de 2024] - Foto: Lauro Alves/Arquivo Secom

A final da Competição de Startups do South Summit Brazil (SSB) 2025 contará com a presença de 11 empresas do Rio Grande do Sul – o maior número entre os Estados brasileiros com representação na disputa. Logo após, estão São Paulo (8), Santa Catarina (3) e Pernambuco (3). O Brasil lidera entre os países, com 28 startups finalistas, seguido por Chile (6), Argentina (3) e México (3).   

“Os números refletem a força do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul”, destaca a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. “O objetivo do South Summit – que é promover conexões para gerar novos negócios e empreendimentos – tem se cumprido. Os três dias de evento são cruciais para essas trocas, mas os resultados vão muito além e reverberam o ano todo.”

Ao todos, 2.129 startups se inscreveram na competição, e apenas 50 foram escolhidas para estar na final. Estão divididas em cinco categorias: Melhor Equipe, Mais Escalável, Mais Disruptiva, Mais Sustentável e Winner Global. Durante o South Summit Brazil, elas divulgarão seus trabalhos por meio de pitches, que são apresentações curtas e diretas, e passarão por avaliação de uma comissão de jurados. As vencedoras serão premiadas em cerimônia no dia 11 de abril.

Correalizado pelo governo do Estado, o SSB ocorre de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre.

Startups do RS na final da competição

  • Alloy - Santa Maria
  • Aluga Mais App - Passo Fundo
  • Codifica - Porto Alegre
  • Creatus - Porto Alegre
  • Grana.ai - Porto Alegre
  • Jusfy - Santa Maria
  • OVYVA - Porto Alegre
  • Pix Force - Porto Alegre
  • Privacy Tools - Porto Alegre
  • TerraMares - Rio Grande
  • TideSat Global - Porto Alegre

Outros ambientes

Além da competição, startups gaúchas também estão presentes no marketplace do SSB, espaço dedicado a estandes de empresas, organizações, poder público e instituições. Também haverá pitches de startups no RS Innovation Stage, o palco do governo do Estado no evento.  

Retirada de credenciais

A entrega antecipada das credenciais iniciou-se na quinta-feira (3/4), nos seguintes locais: 

  • Shopping Praia de Belas: de 3 a 6 de abril, das 10h às 21h (av. Praia de Belas, 1181, loja 3064, 3º piso).
  • Cais Embarcadero: 8 de abril, das 10h às 20h (av. Presidente João Goulart, 97).
  • Porto Alegre Airpot - Aeroporto Internacional Salgado Filho: 8 de abril, das 9h às 20h (av. Severo Dullius, 90.010, Desembarque Nacional).

Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul