Encontros debatem empreendedorismo e geração de riqueza com criatividade
Publicação:
Santana do Livramento e Rivera serão palco de um ciclo de debates sobre empreendedorismo nas mais diferentes áreas da economia, através da cultura, a partir desta segunda-feira (29). O projeto Fronteira Criativa, financiado pela Secretaria da Cultura, por meio do Pró-Cultura RS (FAC), para promover o entendimento do que significam economia criativa e projetos culturais criativos na reflexão sobre como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico na fronteira.
Além dos encontros e palestras, que se estendem até 12 de dezembro, a ideia é mapear e divulgar projetos e empreendimentos criativos de Livramento e Rivera, para impulsionar a criação autoral e a inovação naquela região.
O primeiro dos cinco diálogos ocorre nesta segunda-feira (29), às 19 horas, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense (IFSUL), em Santana do Livramento. O pesquisador Cristiano Max levará ao encontro temas relacionados ao capital que existe nos trabalhos que envolvem criação. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados em criar e produzir trabalhos remunerados a partir de seus talentos, bem como aos gestores públicos e de organizações sem fins lucrativos das áreas da cultura, turismo, desenvolvimento e educação da região.
Economia criativa
Conforme pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), esse termo foi criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda.
Grande parte dessas atividades vem do setor de cultura, moda, turismo, design, música e artesanato. Outra parte é oriunda do setor de tecnologia e inovação, como o desenvolvimento de softwares, de eletrônicos e aparelhos de celular. Também estão incluídas as atividades de televisão, rádio, cinema e fotografia, além da expansão dos diferentes usos da internet - desde as novas formas de comunicação até seu uso mercadológico, por exemplo.
Mais informações sobre Fronteira Criativa no site.
PROGRAMAÇÃO
Oficina
Sábado (27) e domingo (28) - Oficina com Luara Cândido: conceitos de negócios e projetos culturais sociais, às 19h, na IFSUL (Avenida Paul Harris, 410 - Centro de Santana do Livramento).
Entrada franca
Palestras
Segunda-feira (29) - Economia Criativa, com o pesquisador Cristiano Max, que aborda os diversos conceitos e mostra exemplos pelo mundo de força da economia criativa na geração de renda e novos negócios, às 19h, na IFSUL (Avenida Paul Harris, 410 – Centro de Santana do Livramento)
Entrada franca
Ainda:
26 de setembro - A moda e os negócios criativos, com a jornalista especializada em moda, Marcella Lorenzon, às 19h, na IFSUL (Avenida Paul Harris, 410 – Centro de Santana do Livramento).
Entrada franca
21 de outubro - O negócio da música, com o músico Jonas Bustince. Um dos organizadores do Festival Brasileiro de Música de Rua conta como o festival vem transformando a cidade de Caxias do Sul em um polo musical, às 19h, na IFSUL (Avenida Paul Harris, 410 – Centro de Santana do Livramento).
Entrada franca
25 de novembro - Projetos culturais transformadores, com a produtora cultural Cida Herok, que compartilha sua experiência em projetos que transformaram o local de realização seja pelo desenvolvimento do turismo, seja pelo impacto que causaram na sociedade da região, às 19h, na IFSUL (Avenida Paul Harris, 410 – Centro de Santana do Livramento).
Entrada franca
12 de dezembro - Gastronomia, criatividade e turismo, com Thais Kapp. Como diretora executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), Thais fala sobre gastronomia, identidade cultural e turismo, às 19h, na IFSUL (Avenida Paul Harris, 410 – Centro de Santana do Livramento).
Entrada franca
Texto: Ascom Sedac
Edição: Léa Aragón/Secom