Entidades tentam reverter tendência de queda no preço do arroz
Publicação:
A valorização da produção orizícola é o mote da campanha que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a Federarroz e a Farsul iniciaram nesta sexta-feira (9). A meta é conscientizar os produtores a não vender o produto por menos de R$ 22, já que o governo federal anunciou mecanismos que vão dar garantia à comercialização da safra. Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, estes mecanismos estarão em operação na 17ª Abertura Oficial da Colheita de 2 a 4 de março, em São Gabriel. “Os R$ 700 milhões que o governo irá disponibilizar serão suficientes para comercializar 1,75 milhão de toneladas de arroz no Estado”, afirma. A campanha de valorização do cereal também tem outros enfoques. O arroz gaúcho é considerado o de melhor qualidade do Brasil, reconhecido mundialmente com o incremento das exportações na safra passada. “É lamentável que os preços estejam tão abaixo do custo de produção, pois sabemos do esforço dos produtores para alcançar bons índices de produtividade”, finaliza. Nesta semana a cotação do produto chegou a R$ 18,85, uma queda de 3,18% em relação a sexta-feira anterior.