Envio digital de documentos para perícia médica abrange todas as secretarias

Perícia médica digitalização1
Departamento de Perícia Médica descartou quase 7 toneladas de papel e caixas de papelão dos antigos prontuários - Foto: Caroline Greiwe / Ascom Seplag

Após cinco meses de treinamento de servidores que atuam nas áreas de RH e direção de escolas, a utilização do Sistema Pasta Digital (PDI) estará presente em 100% das secretarias do governo, incluindo os respectivos órgãos vinculados.

Estabelecida como meta antes da virada do ano, a capacitação integral dos setores da chamada administração direta envolveu mais de 3 mil funcionários por meio de cursos no formato EAD. Através da ferramenta é possível o envio via digital de documentos ao Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest), unidade oficial do Estado para avaliações periciais vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

O Sistema PDI tornará mais eficiente a forma de envio dos pedidos de licenças e demais processos de natureza pericial, permitindo a substituição do prontuário em papel. “Alcançar esta meta representa uma grande inovação tanto pela economia que irá gerar como por permitir facilidade no acesso às informações por parte de cada RH e do servidor”, disse a diretora do Dmest, Carla Léia Martin Bravo. O modelo de prontuário médico por meio digital, acrescentou a diretora, segue uma importante diretriz da Seplag em termos de tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Atualmente, o Dmest realiza em torno de 5 mil avaliações médico-periciais por mês, como laudos, atestados, exames de laboratórios e formulários em geral. Com o recurso digital, o novo procedimento traz como benefício a redução no trânsito interno de documentos e no número de cópias. Ainda no mês passado, o Dmest descartou milhares de documentos que faziam parte de antigos prontuários e que não tinham mais a necessidade de serem guardados. O volume retirado chegou a quase 7 toneladas de papel e caixas de papelão.

O departamento de RH de cada órgão fica responsável por digitalizar o documento do servidor e encaminhar para a perícia médica por meio de uma ferramenta digital que faz a intercomunicação entre os RHs e o Dmest, criada exclusivamente para envio de documentos. O ingresso do documento no sistema viabilizará a imediata consulta pelos responsáveis no Dmest.

O curso em versão EAD é resultado de uma parceria com a Procergs. Lançada em 2018, a plataforma estava implementada no início deste ano em apenas quatro das 24 secretarias.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Seplag
Edição: Marcelo Flach/Secom