Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Equipe da Secretaria da Saúde acompanha situação dos abrigos em Guaíba

Publicação:

Equipe da SES acompanha situação dos abrigos em Guaíba
Ação contou com cinco profissionais de Saúde do Cevs e uma voluntária - Foto: Divulgação SES

Uma equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) esteve na terça-feira (7/5) em Guaíba acompanhando a situação dos abrigos que recebem a população que precisou sair de suas residências em razão das enchentes. O trajeto de Porto Alegre ao município precisou ser feito por helicóptero, em razão das interrupções das vias terrestres.

Participaram da ação um total de cinco profissionais: uma epidemiologista, uma médica veterinária, uma sanitarista e uma nutricionista, das equipes de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária do Cevs, além de uma enfermeira voluntária.

Foram levados ao município bolsas de sangue, vacinas dupla adulto (difteria e tétano) e contra a raiva, uma caixa de seringas, duas caixas de hipoclorito de sódio, luvas e álcool para os atendimentos de saúde. Também foram transportadas na volta a Porto Alegre duas amostras para exame de dengue.

A equipe visitou seis abrigos identificados como prioritários pela vigilância municipal ou que não haviam sido visitados anteriormente, assim como o canil do centro da unidade de zoonoses: Abrigo do Sesi, Abrigo da Ulbra, Abrigo Coelhão, Abrigo Asindigua, Abrigo ASSMIBA e Canil UCZ. Ao todo, esses locais abrigavam cerca de 1,2 mil pessoas e 150 animais.

Os serviços de saúde estão com as unidades ativas no município e em funcionamento, com exceção de uma Unidade Básica de Saúde no Centro localizada na área alagada. Os principais atendimentos são relacionados a doenças crônicas como hipertensão e diabetes, casos de doenças de pele e crises de ansiedade. Não foram relatados casos de dengue e leptospirose até o momento.

Nos locais visitados não foi relatada falta de alimentos em geral. Na maioria dos abrigos, a alimentação ofertada é composta por itens prontos para o consumo (marmitas e sanduíches), que vem sendo entregues identificadas com a data e hora em que foram produzidas.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul