Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Equipes da Defesa Civil estadual se deslocam até Flores da Cunha para apoiar município após vendaval

Evento foi registrado na segunda-feira (8) e mobilizou governo para ações imediatas

Publicação:

Foto de cinco homens com roupas da Defesa Civil atendendo a população numa mesa improvisada. Um homem de roupa branca gesticula enquanto fala, e os representantes do governo escutam.
Representantes da Defesa Civil estão recolhendo dados e verificando número de residências e pessoas atingidas - Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado está atuando, desde a segunda-feira (8/12), na localidade de Alfredo Chaves, no município de Flores da Cunha, que foi atingida por um forte vendaval no final da tarde de ontem. O evento causou danos em telhados e edificações.

Equipes da 9ª Coordenadoria Regional e do Departamento de Gestão de Desastres, além do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, se dirigiram até o local para apoiar o município. Foram entregues lonas para distribuição às residências atingidas, e disponibilizados geradores de energia, antena Starlink e motobomba, além de viaturas.

Ao menos 43 residências sofreram danos. Telhados de escolas, comércios, igreja e Unidade Básica de Saúde (UBS) sofreram estragos. As equipes da Defesa Civil seguem no local realizando o recolhimento de dados e verificando o número de residências e pessoas atingidas.

Foto externa de cinco homens com roupas laranjas e azuis da Defesa Civil atuando. Eles conversam entre si num ambiente com edifícios danificados pelo evento.
Equipes atuam no município desde segunda (8) - Foto: Ascom Defesa Civil

O órgão estadual já estava monitorando a evolução das condições meteorológicas no Rio Grande do Sul, que envolvem chuva expressiva, ventos intensos e possível granizo desde a última semana.

Na manhã de segunda, foram emitidos dois avisos: o meteorológico e o hidrológico, que atualizaram o prognóstico com base nas informações do Centro de Monitoramento. O fenômeno que atingiu o município da Serra está em análise pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil.

Já na tarde de segunda, foi realizada uma reunião com os órgãos integrantes do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social e serviços essenciais). O objetivo foi alinhar ações para reduzir danos humanos e materiais e acelerar a retomada dos serviços.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul