Escavadeira hidráulica trabalha na drenagem e limpeza do Arroio Feijó
Publicação:

Com as últimas chuvas do mês de julho, um grande volume de terra e materiais se acumulou no leito de rios e arroios do Estado, causando alagamentos e desabrigando milhares de famílias gaúchas.
O governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, vêm trabalhando no auxílio aos municípios gaúchos, disponibilizando por meio de convênio máquinas para auxiliar as comunidades com os serviços de recuperação de estradas vicinais, drenagem e limpeza de rios e arroios.
No final do mês de julho, o Departamento de Desenvolvimento Urbano (DDU) da Secretaria de Obras encaminhou ao município de Alvorada uma escavadeira hidráulica para auxiliar nos trabalhos de limpeza e dragagem do Arroio Feijó. Essa ação tem como objetivo minimizar e prevenir os possíveis danos que possam ser causados pelos períodos de chuvas comuns no estado do Rio Grande do Sul, retirando do arroio materiais descartados de forma irregular.
O secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann avalia os benefícios do Programa de Apoio Operacional aos municípios. “Estamos trabalhando e desenvolvendo as ações do programa junto aos municípios, seguindo o cronograma de atividades estabelecidas pela secretaria, procurando atender de forma ágil e rápida o maior número de demandas. No momento, através do empréstimo de uma escavadeira hidráulica, estamos dando suporte ao município de Alvorada na execução dos serviços de desassoreamento e limpeza do arroio Feijó, buscando prevenir novas enchentes na localidade”, destacou o secretário.
Nessa quinta-feira (13), o chefe de Divisão do DDU, Clóvis Gonçalves, realizou uma visita técnica ao município de Alvorada, acompanhado do diretor municipal de Obras, Gilson Rodrigues, para acompanhar os trabalhos de limpeza e desassoreamento do Arroio Feijó, no bairro Americana.
O assoreamento é a acomodação de terra e outros materiais no fundo do leito dos rios, o que diminuiu a vazão d'água, causando o alagamento das áreas próximas às margens dos rios e arroios. Desde o início dos trabalhos de desassoreamento no município, a área de atuação já contemplou uma faixa de 800 metros, retirando do arroio Feijó mais de 2 mil metros cúbicos de resíduos.
Texto: Jean Patrick Maidana/SOP
Edição: Cristina Lac/CCom