Escola de Música da Ospa seleciona novos estudantes para 2025

Inscrições e aulas são gratuitas

01 10   Recital do Coro Jovem e do Coro Infantojuvenil por Luiza Piffero 26 (1)
Escola conta com coros Infantojuvenil e Jovem - Foto: Luiza Piffero/Ascom Ospa

Considerada uma porta de entrada para a música de concerto, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) inicia, em 7 de outubro, a seleção de novos alunos para o primeiro semestre de 2025. Serão abertas 62 vagas para estudar, de forma totalmente gratuita, instrumentos musicais ou se tornar integrante dos diferentes coros da escola.

As inscrições começam às 12h de segunda-feira (7/10) e vão até às 18h de sexta-feira (18/10), por meio de formulário que será disponibilizado na seção da escola do site da Ospa.  Na mesma página, já é possível conferir o edital que apresenta todas as informações sobre a seleção.

Na Escola da Ospa, os alunos têm a oportunidade de aprender com músicos que tocam na Orquestra Sinfônica, fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac). Para o primeiro semestre de 2025, serão abertas vagas para doze instrumentos: violino, viola de arco, contrabaixo acústico, flauta transversa, oboé, clarinete, fagote, trompa, trombone, eufônio, tuba e percussão. Os interessados devem ter idade mínima de oito anos completos na data de 10 de março de 2025 (início das atividades), conhecimento musical prévio e possuir o instrumento pertinente à vaga. Não há idade máxima para se inscrever.

Os coros da Escola de Música da Ospa também estão com vagas abertas para novos integrantes. Para a prática junto ao Coro Infantojuvenil, os candidatos devem ter de oito a 12 anos; para integrar o Coro Jovema idade é de 13 a 20 anos. A prática ocorre sempre no turno da tarde. Há vagas para pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda nos dois coros.

Após as inscrições, os candidatos selecionados serão convidados a participar de audições. O semestre letivo terá início em 10 de março de 2025, com aulas no Palacinho (av. Cristóvão Colombo, 300) e no Complexo Cultural Casa da Ospa (av. Borges de Medeiros, 1.501), em Porto Alegre. Para todas as modalidades, o pré-requisito é estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio.

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa - Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. A instituição promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra.

Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

A escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 300 alunos no Palacinho. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. A escola é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Sedac.

Escola de Música da OSPA - Vagas para o 1º semestre de 2025

Inscrições, matrículas e aulas gratuitas

*Disponível a partir de 7/10.

Texto: Ascom Ospa
Edição: Felipe Borges/Secom