Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Espécie de Mico-Leão ameaçada de extinção se reproduz no Zoo, em Sapucaia do Sul

Publicação:

Os dois filhotes de Mico-Leão-da-Cara-Dourada que nasceram no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, apresentam ótima saúde e já podem ser notados com mais facilidade pelos visitantes. Eles já atingiram aproximadamente 15 centímetros e começaram a se
Espécie de Mico-Leão ameaçada de extinção se reproduz no Zoo, em Sapucaia do Sul

Os dois filhotes de Mico-Leão-da-Cara-Dourada que nasceram no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, apresentam ótima saúde e já podem ser notados com mais facilidade pelos visitantes. Eles já atingiram aproximadamente 15 centímetros e começaram a se deslocar sozinhos no recinto. No próximo domingo (11) completam 45 dias.

Os primatas, entre os mais belos da família Callithricidae, são encontrados exclusivamente no Brasil (numa área da Floresta Atlântica, em Minas Gerais e na Bahia). De acordo com a última lista de animais brasileiros elaborada pelo Ibama a espécie é considerada em perigo.

O nascimento dos animais foi uma agradável surpresa para o Departamento de Zoologia, pois os Micos-Leão e outros quatro exemplares da mesma espécie chegaram há apenas seis meses, vindos do Zoo de Itatiba (SP).

Os Micos-Leão-da-Cara-Dourada estão expostos em um recinto na área central do Parque. O local inclui aquecimento para os meses de inverno e aparelhos de enriquecimento ambiental. O Zoo está localizado na BR 116, Km 253, em Sapucaia do Sul. Mais informações pelo fone (51) 3474-1499.

Mico-Leão-da-Cara-Dourada - Leontopithecus chrysomelas
Família: Callithricidae
Ordem: Primates
Peso: 500 a 700 gramas
Longevidade: 15 anos
Gestação: 130 dias
Número de crias por parto: 1 ou 2
Alimentação na natureza: Frutos, insetos, alguns fungos, pequenos vertebrados e ovos Hábito: Diurno
Habitat: Floresta Atlântica
Distribuição: Floresta tropical no sudeste da Bahia

Texto: Daniel Hammes e Henrique Feix

Portal do Estado do Rio Grande do Sul