Espetáculo sobre a era de ouro do rádio acontece em abril na Casa de Cultura

radio13
Espetáculo “Rádio Borogodó: Uma Homenagem à Era de Ouro” integra projeto do Grupo Vocal MPB da Escola de Música Cordas & Cordas - Foto: Divulgação/Flávio Francisco

O Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) apresenta, dia 3 de abril, o espetáculo “Rádio Borogodó: Uma Homenagem à Era de Ouro”, que integra um projeto do Grupo Vocal MPB da Escola de Música Cordas & Cordas. Após a execução das canções, será exibido um programa de auditório da década de 1950 na íntegra. A direção musical é da cantora, violonista e arranjadora Rosana Marques, e a direção cênica do ator e figurinista Henri Iunes. O espetáculo foi selecionado pela chamada pública para a ocupação dos teatros da CCMQ. Os ingressos custam, na hora, R$ 40 e R$ 20 (estudantes, idosos e classe artística) e, antecipados, R$ 30.

No palco, 11 cantores-atores se dividem e se multiplicam nas funções de locução, sonoplastia, encenação e cantoria. Farão parte do espetáculo a radionovela, os noticiários, as correspondências dos ouvintes e os reclames. O Grupo Vocal MPB será acompanhado por um regional com sete instrumentistas que tocam violão, cavaquinho, flauta e percussão, evidenciando as diversas fases do samba e do bolero no rádio brasileiro. Sucessos de compositores como Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Ary Barroso e Ataulfo Alves, entre outros, serão interpretados pelo grupo. Grandes cantoras como Dalva de Oliveira, Isaurinha Garcia, Linda e Dircinha Batista, e Emilinha Borba também serão homenageadas.

Sobre o rádio

Desde o seu surgimento o rádio sempre teve um papel fundamental na formação do povo brasileiro. Mudou hábitos, trouxe inovações técnicas e se transformou na maior atração cultural do país. Ele foi o primeiro meio de comunicação a falar individualmente com as pessoas. O rádio passou a ser um “amplificador de ideias”.

Na década de 1930, as atrações eram os programas de auditório, onde se apresentavam os grandes talentos da Música Popular Brasileira. Surgia então a “Era de Ouro do Rádio“.

Chamada pública teatros

A CCMQ selecionou, por meio de chamada pública, 24 espetáculos de artes cênicas (circo, dança e teatro) e música para ocuparem o Teatro Bruno Kiefer e a Sala Carlos Carvalho durante o primeiro semestre de 2019. As propostas foram recebidas entre 14 de dezembro de 2018 e 11 de janeiro de 2019, e o resultado apresentado em 5 de fevereiro de 2019. Este ano, a CCMQ irá disponibilizar intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para quatro espetáculos. A comissão de avaliação foi composta da seguinte forma: Álvaro Rosa Costa (representante indicado pela CCMQ - música); Rubinho Oliveira (Instituto Estadual de Artes Cênicas), Ramon Ortiz (representante do Sated/RS), Dani Zill (representante do Colegiado Setorial de Dança RS), Ridan Albuquerque (representante do Colegiado Setorial do Circo RS), Vinícius Cáurio (representante indicado pela CCMQ - teatro) e Maysa Stédile (representante indicada pela CCMQ - interior RS).

O quê: espetáculo “Rádio Borogodó: Uma Homenagem à Era de Ouro”

Quando: 3 de abril | Quarta-feira | às 20h

Local: Teatro Bruno Kiefer - 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, nº 736), em Porto Alegre

Ingressos: na hora, R$ 40 e R$ 20 (estudantes, idosos e classe artística) e, antecipados, R$ 30 (na Escola de Música Cordas & Cordas – Avenida Independência, 423)

Informações: (51) 3311- 4147 e (51) 99600-7185 (whats).

Texto: Darlene Silveira/CCMQ
Edição: André Malinoski/Secom