Estabelecimentos prisionais de Santa Maria são higienizados para combate ao coronavírus

Prisão limpeza Santa Maria
Finalidade é proteger servidores e população prisional da Covid-19 - Foto: Divulgação / Susepe

Quatro casas prisionais de Santa Maria foram higienizadas no início desta semana para combater a disseminação da Covid-19. A ação, em parceria com a prefeitura, ocorreu na Penitenciária Estadual de Santa Maria, no Presídio Regional de Santa Maria, no Instituto Penal de Santa Maria e no Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico.

A limpeza irá garantir maior proteção tanto aos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) como à população prisional. "O vírus não escolhe sua vítima, todos precisam se cuidar neste momento pelo qual a humanidade está passando", afirma o delegado penitenciário da região, Anderson Prochnow.

Foram higienizados, na segunda-feira (6/4), pátios de sol, corredores, salas, banheiros, área interna/externa e demais instalações de todos os locais. Prochnow destaca o apoio incondicional recebido da prefeitura no combate à pandemia. “Entrei em contato com o prefeito Jorge Pozzobom relatando nossa preocupação, visto que cerca de 1.500 apenados estão sob nossa custódia nas quatro casas prisionais de Santa Maria, além dos servidores”, relata.

Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli enfatiza a importância da ação conjunta. "Neste momento de crise, as parcerias interinstitucionais são muito importantes, em todos os níveis. Em nome do governo do Estado do Rio Grande do Sul, agradeço ao prefeito Pozzobom pela contribuição com o nosso sistema prisional", acrescenta.

O superintendente da Susepe, César da Veiga, também destaca a importância de ações que preservem a saúde de todos os servidores e das pessoas presas, especialmente em um contexto de pandemia como o atual.

A 2ª Delegacia Penitenciária Regional (região de Santa Maria) tem intensificado medidas em seus estabelecimentos prisionais para combater a pandemia. Por meio da Vara de Execuções Criminais de Santa Maria, Ministério Público e Seapen/Susepe têm distribuído, semanalmente, equipamentos de proteção para os servidores, como óculos, máscaras, luvas, álcool gel, além de outros materiais já adquiridos.

Texto: Gisele Reginato/Ascom Seapen/Susepe