Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado dá início à Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

Lançamento ocorreu na manhã deste domingo (25/6), com mutirão de serviços e atividades no Parque da Redenção, na Capital

Publicação:

Autoridades e representantes de instituições participantes da Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas aparecem lado a lado segurando uma faixa branca com duas fotos em formato de círculo, uma com imagem aérea do Parque de Redenção e outra com imagem do pôr-do-sol no Guaíba. Ao lado das imagens, o texto "Caminhada pela Vida" escrito em letras cursivas na cor amarelo.
Caminha pela Vida encerrou as atividades do domingo no Parque da Redenção, em Porto Alegre - Foto: Alessandro Sasso/Ascom SJCDH

O Estado do Rio Grande do Sul abriu oficialmente, na manhã deste domingo (25/6), a Semana de Prevenção ao uso Indevido de Drogas. A programação teve início com um mutirão de atividades e oferta de serviços no Parque da Redenção, Capital.

Uma policial civil, branca, loira, de óculos escuro, camiseta preta e calça jeans, pilota um mini buggy da Escolinha de Trânsito da Polícia Civil. Na carona, ela leva uma menina negra, cabelo castanho, camiseta preta com estampas, e calça legging cinza, que acena para o fotógrafo. Ambas sorriem. Ao fundo, é possível ver cones de sinalização de trânsito e outras pessoas caminhando no parque da redenção.
Papo de Responsa da Polícia Civil levou ao parque a Escolinha de Trânsito com mini buggys para divertir a criançada - Foto: Alessandro Sasso/Ascom SJCDH

O evento contou com espaços informativos sobre o uso indevido de drogas e apresentação de programas estaduais de prevenção, como o Papo de Responsa, da Polícia Civil; Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar, e a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria de Educação (Seduc). Além disso, o Instituto-Geral de Perícias realizou um mutirão para coleta de informações, por meio do DNA, para banco de dados de pessoas desaparecidas. Durante a manhã, também foram ofertados pela Secretaria da Saúde (SES) testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, além vacinação contra a gripe.

A programação é liderada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e suas instituições vinculadas, Seduc e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP). A Prefeitura de Porto Alegre e os conselhos sobre o tema também integraram o evento.

Secretário Matheus Wesp, homem branco, cabelo curto, preto, liso, de óculos com armação preta arredondada, vestindo camisa branca, observa servidora do IGP, uma mulher morena, de cabelo castanho, que veste camiseta azul com identificação da instituição. Ao lado, outra servidora do IGP, loira, também com camiseta do órgão, aparece de costas olhando para os dois. Ao fundo, um banner com informações sobre identificação de drogas.
Secretário Wesp acompanhou ações, que incluíram coleta de DNA ao Banco de Perfis Genéticos do IGP para busca de desaparecidos - Foto: Alessandro Sasso/Ascom SJCDH

Para o titular da SJCDH, Mateus Wesp, é fundamental que os órgãos do Estado atuem em conjunto na conscientização da população, em especial o público jovem, quanto aos perigos do uso de entorpecentes. “Estamos aqui debatendo políticas públicas e o impacto que o uso indevido de drogas causa. As políticas públicas precisam ter um papel cada vez maior no nosso país para que possamos manter vínculos familiares sólidos. Todos aqueles que atuam nessa temática sabem que não é fácil fazer esse enfrentamento. Precisamos de cada vez mais união para fortalecer a prevenção”, afirmou Wesp.

A solenidade de abertura contou com uma apresentação artística realizada por jovens do Centro da Juventude de Alvorada, além de um show de música da Banda da Brigada Militar. A 25ª Caminhada pela Vida, na pista atlética do Parque da Redenção, encerrou as atividades do domingo.

Quatros policiais militares da banda da Brigada Militar, todos fardados, tocam saxofones diante de pranchetas com partituras. Ao fundo, outros policiais músicos tocam outros instrumentos de sopro.
Banda da Brigada Militar alegrou o evento com show de música - Foto: Alessandro Sasso/Ascom SJCDH

Em continuidade às programações, a Polícia Civil irá realizar palestras do Papo de Responsa em diversas escolas de todas as regiões do Estado (clique aqui e confira a agenda completa) ao longo de toda a Semana de Prevenção. O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned) promove, na quarta-feira (28/6), encontro do Fórum Permanente das Comunidade Terapêuticas do RS, no auditório do Ministério Público Estadual (MPRS), a partir das 13h30. E a Brigada Militar realiza na sexta-feira (30/6), das 13h às 20h, o Seminário do Proerd. O evento, que terá uma série de debates e palestras sobre prevenção ao uso de drogas, ocorre no Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS).

Texto: Jéssica Moraes/SJCDH
Edição: Carlos Ismael Moreira/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul