Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado e Embaixada de Singapura estreitam relações comerciais em encontro no Palácio Piratini

Leite recebeu, nesta segunda-feira (21), o embaixador não residente do país asiatico no Brasil, Sam Goi

Publicação:

Uma reunião formal entre representantes do Estado e da Embaixada de Singapura acontece no Palácio Piratini. Sete pessoas vestindo trajes formais estão sentadas em poltronas clássicas com estofamento claro, dispostas em semicírculo ao redor de uma mesa de centro retangular de madeira clara e tampo de mármore. No centro da imagem, dois homens, um de terno azul e outro de terno escuro, estão engajados em uma conversa direta. Os demais participantes, incluindo duas mulheres, observam atentamente, e uma delas à esquerda segura um caderno. Ao fundo, o ambiente é luxuoso, com paredes de madeira escura, detalhes dourados, um lustre pendurado no teto e uma lareira ornamentada com uma estátua sobre ela.
No encontro, foi discutida a possibilidade de uma missão oficial do Rio Grande do Sul a Singapura ainda neste ano - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta segunda-feira (21/7), no Palácio Piratini, o embaixador não residente de Singapura no Brasil, Sam Goi. A visita teve como objetivo principal aprofundar as relações comerciais entre o Rio Grande do Sul e o país asiático, que já é um dos principais destinos das exportações brasileiras na Ásia. Atualmente, Singapura importa carne congelada produzida no Estado e demonstra interesse em ampliar os mercados de cooperação, com atenção especial à importação de frutos, grãos e, sobretudo, arroz, cultura na qual o Estado é líder nacional.

Durante o encontro, o governador e o embaixador dialogaram sobre a possibilidade de organizar uma missão oficial do Rio Grande do Sul a Singapura ainda neste ano, com foco na realização de rodadas bilaterais entre empresas dos setores de alimentação, tecnologia e energia limpa. “Será uma honra receber o governador Eduardo Leite em Singapura. Estamos convictos de que há um potencial expressivo de parcerias entre o nosso país e o Estado do Rio Grande do Sul, especialmente em áreas estratégicas como alimentos, inovação tecnológica e energias renováveis. Queremos aproveitar ao máximo essa oportunidade de negócios”, afirmou Sam Goi.

Leite destacou a disposição do governo em construir a agenda internacional em parceria com a Invest RS, agência estadual de atração de investimentos e promoção comercial, e ressaltou a relevância do momento. “Temos vocação para sermos protagonistas em setores estratégicos da economia global, como produção de alimentos e energias sustentáveis. Contem com o nosso empenho para avançarmos nessa parceria, com resultados concretos para as duas pontas”, disse o governador.

O embaixador também demonstrou interesse nas ações do governo gaúcho voltadas à transição energética, especialmente no desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde (H2V). Leite destacou os editais em andamento com financiamento de R$ 100 milhões voltados ao setor, além das políticas para Agricultura de Baixo Carbono, como o programa ABC+, e os novos investimentos privados em biodiesel no Estado.

Invest RS recebe comitiva de Singapura para discutir exportações

A reunião no Piratini integrou uma série de compromissos da comitiva diplomática de Singapura no Rio Grande do Sul. Pela manhã, o grupo se reuniu com representantes da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). Já na terça-feira (22/7) pela manhã, a comitiva será recebida na sede da Invest RS para uma reunião com empresas gaúchas exportadoras de diversos setores. O encontro, que será conduzido pela Diretoria de Atração de Investimentos e Promoção Comercial, terá como objetivo apresentar o potencial das empresas para futuros negócios, especialmente do setor orizícola, incluindo Federarroz e Irga.

Dois homens, um representante do Estado e outro da Embaixada de Singapura, posam para uma foto em um salão formal, possivelmente no Palácio Piratini. O homem à esquerda, de feições asiáticas, veste um terno azul com gravata azul estampada. O homem à direita, com barba, veste um terno escuro com gravata listrada. Ambos sorriem para a câmera enquanto seguram juntos, com as duas mãos, uma caixa retangular de cor verde escura, que parece ser um presente ou uma homenagem. Ao fundo, uma imponente lareira de mármore branco com uma grande estátua de bronze de um guerreiro sobre ela domina o ambiente, ladeada por duas poltronas clássicas com estofamento claro.
Governador Eduardo Leite busca ampliar parcerias comerciais com embaixador de Singapura - Foto: Vitor Rosa/Secom

Ainda na terça, à tarde, a agenda prevê visita ao Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), que teve a operação retomada em 2023. Na oportunidade, a Sict irá apresentar o Programa Gaúcho de Semicondutores, cujo objetivo é tornar o Rio Grande do Sul referência no setor na América Latina. “Pelo programa, atuamos a partir de três principais pilares: produção de conhecimento, atração de investimentos e formação de talentos”, explicou a secretária Simone Stülp. À comitiva, também serão apresentadas iniciativas e ações do Estado relacionadas a sustentabilidade e energia limpa. 

Ao fim do encontro no Palácio, o governador presenteou o embaixador com uma cuia e bomba de chimarrão, acompanhadas de orientações para o preparo da bebida tradicional dos gaúchos. Em retribuição, recebeu de Goi um par de abotoaduras como símbolo da aproximação diplomática entre o Estado e Singapura.

Também participaram da reunião a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; o diretor de Atração de Investimentos e Promoção Comercial da Invest RS, Fabrício Forest; e os assessores do embaixador: os primeiros-secretários da Embaixada de Singapura em Brasília, Mr. Deng Huishan Wilson e Ms. Sim Jia Yi, e o assessor do Ministério das Relações Exteriores do país asiático, Mr. Luk Yi Ping.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom, Ascom Sict e Ascom Invest RS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul