Estado e Município assinam termo para viabilizar Porto Alegre como sede da Copa
Publicação:
O termo de compromisso para viabilizar Porto Alegre como subsede da Copa do Mundo 2014 será assinado na manhã desta segunda-feira (10) pelos governos estadual e municipal, em solenidade no Palácio Piratini. O documento será entregue no dia seguinte ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, ao comitê organizador e à Fifa, contendo todas as ações que devem ser realizadas pela esfera pública até o campeonato mundial. O Sport Club Internacional e, paralelamente, o Grêmio Futebol Porto-Alegrense, assinam o termo.
A primeira reunião do Comitê Executivo Copa 2014 ocorreu na sexta-feira (7), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), para complementação de estratégias da capital gaúcha para sediar jogos do maior evento futebolístico do mundo. As reuniões deverão ocorrer mensalmente. São três secretarias estaduais diretamente envolvidas no comitê - Infra-estrutura e Logística, Turismo, Esporte e Lazer e Planejamento e Gestão - e um conjunto de 20 órgãos do governo do Estado participando do grupo de trabalho criado pela governadora Yeda Crusius, no início de outubro.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, os clubes que sediarem os jogos terão direito a uma série de benefícios que fazem parte do termo de compromisso. Neste termo, os governos estadual e municipal apresentam um conjunto de ações em relação a licenciamento ambiental, investimentos de infra-estrutura e isenções fiscais. As obras de reformas nos estádios que devem ser utilizados serão beneficiadas com isenções tributárias no âmbito do município e do Estado, explicou. Porto Alegre tem de estar habilitada até 15 de janeiro de 2009, com todos os projetos de infra-estrutura necessários para se constituir como sede.
Participaram também da reunião o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Gularte, representantes da Prefeitura de Porto Alegre, de órgãos do Estado, do Grêmio, do Internacional, da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Fiergs, Fecomércio, do POA Convention & Visitors Bureau e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).