Estado e prefeitura da capital tratam da transferência de gestão da Farmácia de Medicamentos Especiais

Farmácia de Medicamentos Especiais
Arita Bergmann discutiu o assunto com Pablo Stürmer (E) - Foto: Ascom SES

A transferência da Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado para a prefeitura de Porto Alegre foi tema de uma reunião realizada nesta quinta-feira (9/1) entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o secretário de Saúde da capital, Pablo Stürmer. Um estudo sobre o assunto está em andamento.

A proposta discutida passa por uma alteração de endereço da farmácia, hoje localizada na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, no Centro. Além de uma readequação da futura estrutura, a escolha do novo local deverá atender a critérios de acesso fácil por transporte público e acessibilidade, na mesma zona da cidade onde a unidade funciona atualmente. Por mês, a Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado atende a 24 mil usuários em Porto Alegre.

O próximo passo é a elaboração do convênio para essa finalidade pelos técnicos do Estado e do Município, prevendo as questões de financiamento para implantação e custeio.

Em 2019, esse mesmo processo foi realizado pela Secretaria da Saúde com a prefeitura de Santa Maria, que assumiu a gestão da farmácia no município. Porto Alegre tem a última farmácia sob gestão do Estado.

Texto: Ascom/SES
Edição: Secom