Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado formaliza parceria com a Univates para mapeamento de conjuntos habitacionais e validação de laudos técnicos

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Desenvolvimento Urbano e Metropolitano ao centro, logo abaixo de um ícone que representa as ruas de uma cidade vistas de cima. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), assinou, nesta quinta-feira (6/6), um contrato com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) para a realização de mapeamento de conjuntos habitacionais em municípios em situação de calamidade. O contrato também prevê a validação de laudos técnicos de residências atingidas pelas enchentes.

A iniciativa faz parte dos esforços coordenados pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R), que inclui órgãos governamentais no assessoramento técnico para a reconstrução das áreas atingidas. O EP2R é presidido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com a supervisão dos gabinetes do Governador e do Vice-Governador. “Esta ação se soma aos esforços para apoiar os municípios nas ações de reconstrução e restabelecimento das regiões afetadas”, disse o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.

Mapeamento 

O objetivo do mapeamento é auxiliar a identificação de áreas de conjuntos habitacionais destruídas e adjacentes que serão incluídas no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) em municípios declarados em situação de calamidade pública nos vales do Taquari, do Jacuí, do Rio Pardo, do Caí e do Sinos, bem como nas regiões: Serra, Norte, Nordeste, Centro, Metropolitana e Sul. O foco é direcionado para os municípios .

Laudos técnicos

O contrato também prevê o desenvolvimento de um sistema para a submissão e revisão de laudos técnicos emitidos por empresas contratadas pelo governo do Estado. A Univates organizará pacotes de até 200 unidades habitacionais, com base no mapeamento das áreas atingidas e das famílias que se enquadram na faixa de renda fornecida pelo EP2R. Os municípios são responsáveis pelo cadastramento das demandas de infraestruturas viárias (pontes e estradas) que necessitam de laudos técnicos.

De acordo com o titular da Sedur, Rafael Mallmann, a parceria do governo do Estado com a Univates é uma iniciativa importante para a reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes. “Nosso objetivo é oferecer um suporte técnico fundamental para dar subsídio aos municípios no processo de elaboração dos planos de trabalho, já que é através desses planos que se torna possível a solicitação de recursos para reconstrução das casas”, destacou.

Texto: Felipe Fontoura/Ascom Sedur
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul