Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado inicia a entrega de 120 câmaras frias para conservação de vacinas

Primeira etapa beneficia 14 Coordenadorias Regionais de Saúde com 41 unidades

Publicação:

Foto possada de diversas pessoas reunidas em torno de duas câmaras frias para conservação de vacina durante ato de entrega dos equipamentos.
O ato de entrega ocorreu nesta quarta-feira (30/10) na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos - Foto: Alina Souza/Ascom SES

Com o objetivo de modernizar o parque de equipamentos da Rede de Frio Regional e garantir mais segurança na conservação de vacinas, a Secretaria da Saúde (SES) entregou 41 câmaras frias para 14 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) que não possuem sistema de gerador instalado na sede. A entrega foi realizada nesta quarta-feira (30/10) na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) e é a primeira etapa de entrega de um total de 120 câmaras frias que estão sendo adquiridas pelo governo do Estado.

Os novos equipamentos possuem bateria com autonomia de até 36 horas, garantindo a conservação das vacinas em temperatura de refrigeração, mesmo em casos de falta de energia elétrica ou problemas na rede externa. As 14 coordenadorias contempladas nesta etapa atendem 324 municípios gaúchos.

“As câmaras frias são fundamentais para a segurança e a manutenção da temperatura necessária, garantindo que os imunizantes cheguem aos municípios em condições ideais”, ressaltou titular da SES, Arita Bergmann. Com a aquisição das novas câmaras frias, o Rio Grande do Sul irá atualizar 100% dos equipamentos da Rede de Frio Regional. 

Presente no ato de entrega, o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, Rivaldo da Cunha, parabenizou a iniciativa de modernizar o parque de equipamentos. “O Programa Nacional de Imunizações é, talvez, a maior política de saúde pública que o Brasil implementou nos últimos 50 anos”, salientou, ao defender a importância da vacinação para a saúde pública. 

“Qualificar a Rede de Frio Regional é uma luta de muito tempo e essa atualização dá mais segurança para o nosso trabalho, garantindo a qualidade da vacina que chega ao braço da população”, disse o coordenador da 12ª CRS, de Santo Ângelo, Rodrigo Reis. Além da bateria, as novas câmaras possuem sistemas de alarmes para quedas ou interrupções de energia. 

Uma segunda etapa irá destinar 43 câmaras frias para regionais e outras 36 ficarão em reserva na Divisão de Gestão de Patrimônio da SES e servirão para envio às coordenadorias que necessitem de ampliação de espaço de armazenamento. O valor total do investimento na aquisição das 120 câmaras frias foi de R$ 1,3 milhão, sendo R$ 64,3 mil provenientes do Tesouro do Estado e o restante do Governo Federal. 

Coordenadorias contempladas

(CRS – Município sede – Número de câmaras frias novas entregues)

  • 2ª CRS – Frederico Westphalen – 2 câmaras frias
  • 3ª CRS – Pelotas – 4 câmaras frias
  • 4ª CRS – Santa Maria – 4 câmaras frias
  • 5ª CRS – Caxias do Sul – 4 câmaras frias
  • 7ª CRS – Bagé – 3 câmaras frias
  • 9ª CRS – Cruz Alta – 2 câmaras frias
  • 10ª CRS – Alegrete – 2 câmaras frias
  • 12ª CRS – Santo Ângelo – 4 câmaras frias
  • 13ª CRS – Santa Cruz – 2 câmaras frias
  • 14ª CRS – Santa Rosa – 3 câmaras frias
  • 15ª CRS – Palmeira das Missões – 2 câmaras frias
  • 16ª CRS – Lajeado – 3 câmaras frias
  • 17ª CRS – Ijuí – 3 câmaras frias
  • 18ª CRS – Osório – 3 câmaras frias

Texto: José Luís Zasso/Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul