Estado lança o Programa Mulher: Vida e Direitos no Dia Internacional da Mulher
Publicação:
O Governo do Estado lança, na próxima sexta-feira (8), o Programa Estadual: Mulher Vida e Direitos que, entre outras ações, permitirá a criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência às Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas. As ações fazem parte da programação do governo do Estado pelo Dia Internacional da Mulher, que terá atividades até o final do mês em parceria com os demais poderes e instituições públicas e sociais.
O Programa Mulher: Vida e Direitos será lançado pelo governador José Ivo Sartori, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, às 10h do dia 8. O programa propõe o fortalecimento e consolidação dos serviços e políticas públicas voltados ao enfrentamento, atendimento e prevenção a violência contra a mulher e, principalmente, implantar e fortalecer ações voltadas à promoção da autonomia da mulher como agente transformador e propulsor da sociedade.
Durante o lançamento ocorrerá a adesão de novos parceiros da Rede Lilás: Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas do Estado, Famurs, Fundação Theatro São Pedro e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. No mesmo ato ocorre a assinatura de termo de parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, e o Instituto Lojas Renner para capacitação profissional de mulheres, que será realizda por 10 entidades já credenciadas.
Fórum
No mesmo dia, às 13h, Sartori assina o decreto instituindo o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência às Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas. O ato ocorrerá durante a 21ª Festa do Peixe de Rio Pardo e XXI Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais, na praia dos Ingazeiros, no município de Rio Pardo.
O Fórum tem a finalidade de formular, debater e monitorar as propostas de políticas públicas relacionadas à problemática e à realidade das mulheres do campo, da floresta e das águas. Integram o colegiado representantes de diversas secretarias do Estado. Também deverão participar a Emater, Cooperativa Central de Assentamentos do RS, Fetag/RS, Fetraf-SUL, Federação dos Pescadores do RS, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento de Mulheres Camponesas do RS, Federação das Associações das Comunidades Quilombolas do RS, CUT/RS, União Brasileira de Mulheres e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.
A programação do Dia Internacional da Mulher contará, ainda, com o lançamento de outras campanhas, debates, palestras, seminários, oficinas, painéis, mesa redonda, exposições e campanha de arrecadação de mantimentos e produtos de higiene, entre outras ações educativas e culturais. Veja cronograma anexo.
Texto: Comunicação/SJDH
Edição: Redação/Secom