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Estado lança serviço 24 horas de intérprete em libras no formato on-line

Aplicativo melhora atendimento a pessoas surdas nos serviços públicos e em situações de emergência

Publicação:

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Para facilitar e qualificar a comunicação entre a comunidade surda e os ouvintes, o governo do Estado lançou, por meio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o serviço RS em Libras, que disponibiliza a tradução em tempo real da língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e vice-versa. A ferramenta funciona em uma plataforma digital com videochamadas, disponíveis gratuitamente 24 horas por dia, sete dias da semana.

O serviço, inédito no Estado, é um suporte tanto para os surdos que precisam se comunicar quanto para os ouvintes que desejam manter contato ou fornecer informações e orientações aos surdos.

No ambiente virtual do serviço, os intérpretes de Libras estão à disposição para intermediar atendimentos promovidos pelos órgãos do Poder Executivo estadual – tais como delegacias de polícia, hospitais, postos de saúde e, neste momento, abrigos que recebem famílias atingidas pelas enchentes.

O serviço é ofertado a partir da ICOM (plataforma de Atendimento em Língua de Sinais). Para acessá-lo, basta utilizar o aplicativo disponível para download no sistema Android ou iOS. Se a pessoa não tiver o aplicativo baixado no celular, a plataforma pode ser acessado nesta página.

Neste período de calamidade pública, o serviço pode ser utilizado para situações de emergência. A pessoa surda pode acessar a plataforma e solicitar o pedido de socorro, ou mesmo entrar em contato com um familiar ou amigo. Nesses casos, o intérprete telefona para o local desejado e traduz a conversa entre o surdo e o ouvinte. No próprio socorro, as autoridades também podem usar a plataforma para ter uma comunicação facilitada.

“Estávamos trabalhando para realizar o devido lançamento do serviço, mas, neste momento de calamidade, a rápida disponibilização é importante para que as pessoas surdas possam ser atendidas da melhor maneira possível”, explica o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin. “Nosso principal objetivo é salvar vidas e tornar efetivo e rápido o acesso das autoridades às demandas de atendimentos.”

Segundo o diretor do Departamento de Diversidade e Inclusão da SJCDH, Moisés Bauer, essa foi a alternativa encontrada para proporcionar um atendimento acessível e eficiente. “É fundamental assegurar o direito à comunicação acessível para as pessoas surdas usuárias de Libras”, pontua o diretor. 

O aplicativo foi configurado com geolocalização para todo o Rio Grande do Sul. Neste momento em que o Estado sofre os efeitos das enchentes, essa opção é considerada muito importante, pois as pessoas poderão utilizar o sinal aberto das operadoras de telefonia celular para garantir o sinal de internet.

Passo a passo para utilizar a plataforma: 

  • baixe o aplicativo ICOM (gratuito); 
  • cadastre-se;
  • selecione a opção do Rio Grande do Sul;
  • escolha entre chamada de vídeo ou de voz.

Texto: Árima Stock/Ascom SJCDH e Giovanni Disegna/Ascom SJCDH
Edição: Felipe Borges/Secom

 

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