Estado melhora padrão de análise de água para consumo humano
Publicação:
A Secretaria Estadual da Saúde e a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) assinaram parceria para garantir a sistematização de bons padrões de qualidade nas análises de água para consumo humano. A Secretaria vai repassar à Fundação R$ 1,6 milhão para continuidade da prestação do serviço junto ao Laboratório Central do Estado (IPB/Lacen), administrado pela Fepps. Os recursos também servirão para qualificar os serviços e análises laboratoriais.
A ação foi encaminhada pela secretária adjunta da Saúde, Arita Bergmann. Conforme a presidente da Fepps, Silvia Spalding, serão realizados, anualmente, cerca de 50 mil testes de potabilidade de água para o consumo humano.
Em 2008, o IPB-Lacen e a Fepps realizaram um total de 161.427 determinações em água, verificando presença de fluoreto, cloreto, nitrato, turbidez, dureza, cor, aspecto visual, pH, sódios totais dissolvidos, condutividade, cloro residual livre e total e análise microbiológica. Na área de Vigilância Ambiental - Águas, são avaliados alcalinidade, acidez, oxigênio dissolvido e sólidos totais.