Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado orienta municípios sobre notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho

Registro dá visibilidade e subsidia ações de prevenção e promoção da saúde mental

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Saúde ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma mulher com um estetoscópio pendurado no pescoço e atrás dela, à esquerda e à direita, dois contornos representando pessoas com estetoscópio pendurado em volta do pescoço. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Secretaria da Saúde (SES) publicou, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), uma nota técnica que trata de transtornos mentais relacionados ao trabalho. O objetivo é atualizar e sensibilizar os profissionais dos serviços de saúde públicos e privados dos municípios sobre a importância da notificação de casos detectados.

“Devido à grande subnotificação, os números sobre sofrimento e transtorno mental relacionados ao trabalho não refletem de forma adequada a realidade do adoecimento psíquico dos trabalhadores e das trabalhadoras”, afirma a psicóloga do Cevs Sandra Guerra. “A atualização da nota técnica é uma das estratégias para aumentar e qualificar essas notificações”.

Conforme os dados da Divisão de Saúde do Trabalhador do Cevs, em 2024 foram notificados 627 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho, maior registro da série histórica, iniciada em 2016. Em segundo lugar aparece 2019, com 470, seguido de 2023, com 400. Em outros anos da série, o número de notificações ficou entre 104 e 221. Foram registradas 186 notificações em 2025 até o momento.

Por meio da nota técnica, a SES orienta que o sofrimento psíquico/transtorno mental que tenha relação com o trabalho deve ser registrado por todos os serviços de saúde públicos e privados na ficha de notificação específica para esse agravo do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A orientação é válida para casos suspeitos e confirmados.

Uma notificação correta dá visibilidade para o problema e subsidia ações de prevenção e promoção da saúde mental nos ambientes de trabalho. Para o diagnóstico, a investigação deve incluir uma avaliação multiprofissional, com discussões de casos, e vigilância dos ambientes e dos processos de trabalho para o mapeamento e o levantamento de riscos.

O documento foi elaborado por um grupo técnico de psicólogos dos Centros Regionais e Estadual de Saúde do Trabalhador e revisado por uma equipe multiprofissional do Cevs e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul