Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Receita Estadual deflagra operação para combater sonegação de ICMS no setor de sorvetes

Equipes de auditoria avaliam irregularidades no valor de R$ 30 milhões

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Receita Estadual ao centro, logo abaixo de um ícone com o desenho do mapa do Rio Grande do Sul com algumas moedas empilhadas sobre ele, uma delas está em pé e tem um cifrão desenhado dentro. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul desencadeou, nesta segunda-feira (28/4), mais uma operação ostensiva de fiscalização para combater a sonegação de ICMS e a concorrência desleal. A operação Gelatus II tem como alvo empresas do setor da indústria alimentícia de sorvetes. Serão analisados pelas equipes de auditoria do Grupo Especializado Setorial de Supermercados e Alimentos cerca de R$ 30 milhões em operações realizadas com indícios de irregularidades.

Os trabalhos iniciaram com base em diversas autuações da empresa no trânsito de mercadorias desacompanhadas dos documentos fiscais. A prática é prejudicial à sociedade e acarreta a concorrência desleal entre as empresas dos setores econômicos. O objetivo é realizar a busca e apreensão de provas e documentos que subsidiem os procedimentos de auditoria fiscal.

Operações da Receita Estadual

A Receita Estadual comunica ainda que está intensificando suas ações contra as fraudes fiscais, com planejamento de novas operações nos próximos meses, abrangendo estes e outros setores econômicos. A atuação sistemática visa recuperar os valores sonegados, como também proteger os contribuintes que cumprem suas obrigações tributárias, coibindo práticas de concorrência desleal e aprimorando o ambiente de negócios no Estado.

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul